Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/545
Título: O melhoramento de pastagens de sequeiro, em olivais marginais, na região de Castelo Branco
Autor: Almeida, J.P.F.
Palavras-chave: Pastagem
Melhoramento
Data: 1988
Editora: SPPF
Citação: ALMEIDA, J.P.F. 1988) - O melhoramento de pastagens de sequeiro, em olivais marginais, na região de Castelo Branco. Pastagens e Forragens. ISSN 0870-6263. 9(1), p. 83-94.
Resumo: Na Qta. N. S. de Mércules da ESACB instalou-se um ensaio de técnicas de melhoramento de pastagens de sequeiro, sob coberto de olival. Os tratamentos estabelecidos foram: A – pastagem semeada com mobilização total; B – pastagem semeada com uma mobilização mínima e densidade de sementeira reduzida, tendo em vista o aproveitamento das espécies espontâneas existentes; C – pastagem natural fertilizada; D – pastagem natural (testemunha); E – testemunha para produção de azeitona. O objectivo foi determinar qual a técnica de melhoramento das pastagens mais adaptada e qual o seu efeito na produção de azeitona. O solo onde está instalado o ensaio é de origem corneano-xistosa, pobre e matéria orgânica, ácido, com níveis altos de fósforo e potássio. O ensaio foi realizado em blocos completos casualizados, com 3 repetições. Neste trabalho apresentam-se os resultados dos dois primeiros anos de ensaio, relativos aos tratamentos A a D. Encontraram-se diferenças significativas (P<0,01) na produção toral de MS, entre os vários tratamentos, sendo de referir a resposta de pastagem natural à fertilização. Em relação aos teores de proteína bruta e aos valores da digestibilidade «in vitro» da MS, os tratamentos A e B revelaram-se significativamente superiores (P<0,05 para ambos os parâmetros).
Descrição: Este artigo foi apresentado como comunicação oral na IX Reunião de Primavera da Sociedade Portuguesa de Pastagens e Forragens, que decorreu em Castelo Branco em Maio de 1988.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/545
ISSN: 0870-6263
Versão do Editor: http://www.sppf.pt/seccoes.aspx?id_seccao=47&ord=2
Aparece nas colecções:ESACB - Artigos em revistas com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
J.P.F.deAlmeida.pdf934,55 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.