Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/546
Título: Efeito da incorporação simultânea de lamas celulósicas e estrume de aviário sobre os teores de Ca e Mg apresentados pelo solo e pelo azevém
Autor: Carneiro, J.P.
Santos, J.Q.
Palavras-chave: Azevém
Cálcio
Estrume de aviário
Lamas celulósicas
Magnésio
Poluição
Data: 1995
Editora: SPPF
Citação: CARNEIRO, J. P. ; SANTOS, J. Quelhas dos (1995) - Efeito da incorporação simultânea de lamas celulósicas e estrume de aviário sobre os teores de Ca e Mg apresentados pelo solo e pelo azevém. Pastagens e Forragens. ISSN 0870-6263. 16, p. 319-330.
Resumo: Efectuou-se um ensaio em vasos com o objectivo de avaliar, entre outros aspectos, a influência da aplicação de diferentes doses de lamas celulósicas (0,30,60, 90 e 120 t ha-1) e/ou estrume de galinhas poedeiras (0, 2, 4, e 6 t ha-1) sobre os teores de Ca e Mg apresentados, quer por um solo Pg (pardo litólico não húmico de granito) ácido e pobre em matéria orgânica, quer pela parte aérea de plantas de azevém cultivadas nesse mesmo solo. Os resultados obtidos mostram haver aumentos dos teores de Ca e Mg no solo com a adição de quantidades crescentes de ambos os resíduos, ainda que tal aumento possa não assumir a mesma relevância quando a aplicação se processa de forma simultânea. Efectivamente, uma incorporação de pequenas quantidades de estrume (até t ha-1), juntamente com doses mais elevadas de lamas (superiores a 30-60 t ha-1 ), origina um decréscimo na disponibilidade de ambos os nutrientes em relação ao que se verifica com a aplicação só de lamas. Por outro lado, e ao contrário do que se poderia supor inicialmente, a relação Ca/Mg, ainda que aumente, não evolui de forma a afectar a absorção de Mg por parte das plantas, ainda que os valores obtidos para a relação Ca2+/Mg2+ possam aconselhar prudência na utilização de lamas em culturas mais exigentes em Mg, ou quando se incorporem lamas mais ricas em Ca e/ou mais pobres em Mg que as utilizadas no ensaio.
Descrição: Este artigo foi apresentado como comunicação na XVI Reunião de Primavera da Sociedade Portuguesa de Pastagens e Forragens que decorreu no Luso, em Maio de 1995.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/546
ISSN: 0870-6263
Versão do Editor: http://www.sppf.pt/seccoes.aspx?id_seccao=47&ord=2
Aparece nas colecções:ESACB - Artigos em revistas com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
__www.sppf.pt_rubricas_PF_16.pdf1,59 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.