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Título: Desenvolvimento de uma aplicação multimédia na área da saúde para crianças: patologias para minorcas
Autor: Oliveira, Inês
Oliveira, A.C.M.
Silva, Pedro
Leal, André
Palavras-chave: Multimédia
Saúde
Patologias
Crianças
Data: 1-Jul-2010
Citação: OLIVEIRA, Inês [ et al.] - Desenvolvimento de uma aplicação multimédia na área da saúde para crianças: patologias para minorcas. In Ibero-American Symposium on Project Approaches in Engineering Education, 2, Barcelona, 1-2 Julho 2010 - Creating Meaningful Learning Environments. Guimarães: Universidade do Minho, 2010
Resumo: Na segunda metade do século XX mudanças importantes ocorreram na comunicação, na forma e no local onde ocorre. Vários exemplos demonstram que, também na saúde, a forma como a comunicação é feita é um factor muito importante no sentido de informar e influenciar as decisões de indivíduos e de comunidades. Sobre esta problemática José Teixeira do Instituto Superior de Psicologia Aplicada de Lisboa diz que a comunicação efectiva em saúde tem influência importante a nível individual e comunitário. Desta forma este estudo para além de explorar novas formas de comunicação recorrendo à utilização de ferramentas informáticas, propõe o desenvolvimento de uma aplicação multimédia intitulada Patologias para Minorcas, que possibilita novas formas de comunicação das principais patologias em crianças. O desenvolvimento desta aplicação enquadra-se no trabalho efectuado no final do curso de Informática para a Saúde da Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco, em colaboração com a Escola Superior de Saúde do mesmo Instituto. Este projecto surge no seguimento de uma necessidade sentida pelos profissionais de saúde no que diz respeito á comunicação de patologias em crianças uma vez que a comunicação em saúde, a crianças e jovens, tem que ser específica, não se podendo comparar à que é feita a um adulto, desta forma criou-se um ambiente multimédia que facilita o processo de comunicação bem como o entendimento do tipo de patologia e das suas especificidades. Esta deve funcionar, como auxiliar do profissional de saúde, professores e educadores de infância, na explicação do tipo de patologia existente, pretendendo facilitar a aprendizagem dos conceitos através da utilização de jogos intuitivos e construídos em função da idade da criança.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/547
ISBN: 978-972-8746-86-5
Aparece nas colecções:ESTCB - Comunicações em encontros científicos e técnicos

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