Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/5471
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCastilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira Correia-
dc.contributor.advisorSoares, Pedro José Peres Couto-
dc.contributor.authorPalma, Fábio Miguel Anastácio-
dc.date.accessioned2017-03-17T00:23:13Z-
dc.date.available2017-03-17T00:23:13Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/5471-
dc.description.abstractO presente trabalho surge no seguimento da Prática de Ensino Supervisionada do mestrando, ocorrida no Conservatório de Artes Canto Firme ao longo do ano letivo 2014/2015. Encontra-se delimitado por duas partes. A primeira compreende um relatório com informações pertinentes da Prática de Ensino Supervisionada; a segunda retrata um estudo de investigação que relaciona a prática artístico-pedagógica do mestrando com os princípios da Técnica Alexander – um método que explora a consciencialização psicofísica na ação e movimento. Através de Investigação-Ação, foram aplicados procedimentos da técnica num aluno de acordeão do ensino profissional, no sentido de o induzir a uma maior eficiência de execução com o instrumento. Todas as estratégias empregadas são descritas ao longo do trabalho, analisando-se igualmente o seu impacto na prática do aluno e do professor.pt_PT
dc.description.abstractAbstract : The following essay follows the Supervised Teaching Practice of this master’s student, held in Conservatório de Artes Canto Firme during the school year of 2014/2015. It features two parts. The first one includes a report with relevant information from the Supervised Teaching Practice; the second one depicts a research study that relates the artistic and pedagogical practice of the master’s student with the principles of the Alexander Technique – a method that explores psychophysical awareness into action and movement. Through Action Research methodology, procedures from the technique were applied in an accordion student of vocational education, in order to induce him to a greater playing efficiency with the instrument. All the employed strategies and their impact on the student’s and teacher’s practice are described and analyzed throughout the essay.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectTécnica Alexanderpt_PT
dc.subjectAcordeãopt_PT
dc.subjectEficiênciapt_PT
dc.subjectEnsino especializado da músicapt_PT
dc.subjectAlexander Techniquept_PT
dc.subjectAccordionpt_PT
dc.subjectEfficiencypt_PT
dc.subjectSpecialized music teaching.pt_PT
dc.titleA prática e o ensino do acordeão : uma abordagem baseada nos princípios da Técnica Alexanderpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Músicapt_PT
dc.identifier.tid201681633-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Humanidadespt_PT
Aparece nas colecções:ESART - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Fábio Palma - Relatório de Estágio - A prática e o Ensino do Acordeão - TA (26-09-16).pdf3,51 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.