Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/5591
Título: A indisciplina em contexto de sala de aula no 2º CEB
Autor: Santos, Raquel Margarida Roque dos
Orientador: Santos, Domingos Fernando da Cunha
Agostinho, Clotilde Alves Nunes
Palavras-chave: Indisciplina
Comportamento
Desobediência
Desrespeito e aprendizagem
Indiscipline
Behaviour
Disobedience
Disrespect and learning
Data de Defesa: Mai-2017
Resumo: O presente Relatório de Estágio pretende ser um contributo para a reflexão sobre a problemática da indisciplina em contexto de sala de aula, na Sede do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias. Como tema pertinente que é, no atual contexto educativo, a indisciplina assume um papel sobre o qual urge continuar a refletir, tendo em vista a implementação de estratégias que contribuam para minimizar estes comportamentos e as suas consequências. O estágio realizado, que decorreu ao longo de um período de seis meses, centrou-se na identificação desta problemática e na implementação de um programa de intervenção junto de uma turma de quinto e duas turmas do sexto ano de escolaridade, da instituição já referenciada, com o objetivo de promover uma maior consciencialização por parte dos alunos dos comportamentos desajustados e o desenvolvimento de estratégias de controlo desses comportamentos. Para tal, após definirmos a problemática orientadora da nossa investigação, desenvolvemos uma metodologia de investigação de natureza qualitativa, um estudo de caso, recorrendo a múltiplas técnicas de recolha de dados, entre as quais, entrevistas Focus Group realizadas com os alunos e professores do 2º CEB, entrevistas semiestruturadas realizadas à diretora e à psicóloga do Projeto “Atitude Positiva”, diversas observações em contexto de sala de aula, com o objetivo de conhecer a perceção que a comunidade educativa endógena tem sobre a indisciplina e das suas consequências. A problemática da indisciplina e os problemas de aprendizagem não se encontram dissociados, na esteira do já constatado por estudos já realizados sobre estas matérias. O trabalho realizado permitiu concluir que as principais dimensões da indisciplina apontadas são o desrespeito pelas regras e pela figura do professor, provocando-o constantemente, impedindo-o assim, a ele e aos colegas de desenvolver o seu trabalho capaz e eficazmente, mas emergem também como dimensão-problema as dificuldades de aprendizagem e trajetórias escolares pautadas por algum insucesso. Deste modo, o projeto que foi implementado tentou responder de forma mais ajustada possível, quer às dificuldades de aprendizagem, quer aos comportamentos de indisciplina.
Indiscipline in the classroom is the core subject of study of this report. The purpose of the Internship is to contribute to the reflection about indiscipline, particularly where the Internship and collection of data took place, at the headquarters of regional schools Padre Vítor Melícias. It is a pertinent theme included in the broader education context. It is urgent to continue to reflect about indiscipline by implementing strategies that contribute to minimize these behaviours and resulting consequences. The Internship was done over a period of six months and focused on identifying undisciplined behaviour and on the implementing of an intervention program with a 5th grade class and two sixth grade classes of the above mentioned institution. The main goal was to promote a sweeping awareness by the students of their maladjusted behaviour as well as the development of control strategies of the same behaviour patterns. After defining the problems which served as guidelines to our investigation, an investigation methodology was developed (qualitative, not quantitative in its evaluation) a case study resorting to numerous data collecting techniques, such as Focus Group interviews with students and teachers alike from the 5th and 6th grade. Semi-structured interviews to the director and psychologist of the Project “Atitude Positiva” (Positive Attitude) centring on several observations in the classroom context with the design of knowing the perception that the education community has about indiscipline and its consequences. Indiscipline and learning issues are not unrelated, this being the base of many studies on the subject. Through this study we have concluded that the main ramifications of indiscipline are disrespect for the rules and the teacher figure (constant harassment which restricts the teacher and students from working appropriately and effectively), learning difficulties and curricular underachievement. Thus, the implemented project attempted to address these issues effectively, regarding difficulties in learning and undisciplined behaviour.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Intervenção Social Escolar.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/5591
Designação: Mestrado em Intervenção Social Escolar
Aparece nas colecções:ESECB - Dissertações de Mestrado

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