Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/5670
Título: The experience at a new school education with abnormal children : Farias de Vasconcelos (1880-1939) in the context of special education
Outros títulos: Da experiência numa escola nova à educação com crianças ‘anormais’: Faria de Vasconcelos (1880-1939) no contexto do ensino especial
De la experiencia en una escuela nueva a la educación con niños ‘anormales’: Faria de Vasconcelos (1880-1939) en el contexto de la enseñanza especial
Autor: Martins, Ernesto
Palavras-chave: New school
Special education
Integral education
Abnormal scholars
Escola nova
Educação especial
Educação integral
Anormais escolares
Escuela nueva
Educación especial
Educación integral
Anormales escolares
Data: 2017
Editora: Universidade Estadual de Maringá
Citação: Martins, Ernesto (2017) - The experience at a new school education with abnormal children : Farias de Vasconcelos (1880-1939) in the context of special education. Acta Scientiarum. Education. ISSN 2178-5198. Vol. 39, nº 2, p. 119-130.
Resumo: We approach the escolanovista Faria de Vasconcelos, in the context of modern pedagogy, the experience - School of Biérges (Belgium) and the special education with school abnormal children. Using hermeneutic and historical-descriptive analysis on his pedagogical thought and action, the goals of this study are: deepen the experience with Biérges, integrated into the ideals of the new school, which involved students for inclusion, the power of initiative, the observation, experimentation and integral culture, associating thought-action; analyze of the contributions to the education of abnormal pedagogical children and to schools, from mental and pedagogical reeducation. The theoretical framework of analysis is based on the works of Vasconcelos. Teaching always included the practical application, the learning by inquiry, problem solving and the working doing, developing the basic dimensions of the child: physical, intellectual, moral and civic cooperation. The special attention given to abnormal, which at the time had no special school, was a huge contribution to special education, conducting psych pedagogical examinations, diagnostics and interventions, which provided a useful guidance to schools and teachers. Much of what the escolanovista made has encouraged schools at that time and formed free, productive, citizens with a general culture and professional formation. The proposals of Vasconcelos fit some guidelines of special education and psychological support
Abordamos o escolanovista Faria de Vasconcelos, no âmbito da pedagogia moderna, da experiência na escola de Biérges (Bélgica) e da educação especial, com crianças anormais escolares. Com uma análise hermenêutica e histórico-descritiva, sobre o seu pensamento e ação pedagógica, pretendemos como objetivos: aprofundar a sua experiência em Biérges, integrada na Escola Nova, que envolvia os alunos para a inclusão, o poder de iniciativa, a observação, a experimentação e a cultura integral, ligando pensamento-ação; analisar os contributos dados à educação das crianças ‘anormais pedagógicas’ e às escolas, desde a reeducação mental e pedagógica. O marco teórico de análise assenta nas obras de Vasconcelos. O ensino partia sempre da aplicação prática, da aprendizagem por indagação, resolução de problemas e no trabalhar ‘fazendo’, desenvolvendo as dimensões básicas da criança: física, intelectual, moral e a cooperação cívica. A atenção especial dedicada aos ‘anormais’ que, na época não tinham escolas especiais, foi um contributo enorme à educação especial, realizando exames psicopedagógicos, diagnósticos e intervenções, que davam uma orientação útil às escolas e professores. Muito do que fez o nosso escolanovista estimulou escolas na época e a formação de cidadãos livres, produtivos, com uma cultura geral e formação profissional. As propostas de Vasconcelos enquadram-se em algumas diretrizes da educação especial e apoio psicopedagógico
Abordamos al escolanovista Faria de Vasconcelos, en el ámbito de la pedagogía moderna, de la experiencia en la escuela de Biérges (Bélgica) y de la educación especial con niños anormales escolares. Con un análisis hermenéutico e histórico-descriptivo sobre su pensamiento y acción pedagógicos, pretendemos como objetivos: profundizar su experiencia en Biérges, integrada en la Escuela Nueva, que involucraba a los alumnos para la inclusión, poder de iniciativa, observación, experimentación y cultura integral, conectando pensamiento-acción; analizar los contribuciones dadas a la educación de los niños ‘anormales pedagógicos’ y a las escuelas, desde reeducación mental y pedagógica. El marco teórico de análisis se basa en las obras de Vasconcelos. La enseñanza partía siempre de la aplicación práctica, del aprendizaje por indagación, resolución de problemas y en el trabajar ‘haciendo’, desarrollando las dimensiones básicas del niño: física, intelectual, moral y la cooperación cívica. La atención especial dedicada a los ‘anormales’ que, en la época no tenían escuelas especiales, fue una contribución importante a la educación especial, realizando exámenes psicopedagógicos, diagnósticos e intervenciones, que daban una orientación útil a las escuelas y los profesores. Mucho de lo que hizo nuestro escolanovista estimuló escuelas en la época y la formación de ciudadanos libres, productivos, con una cultura general y formación profesional. Las propuestas de Vasconcelos se encajan en algunas directrices de la educación especial y el apoyo psicopedagógico.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/5670
DOI: 10.4025/actascieduc.v39i2.28676
ISSN: 2178-5198
2178-5201
Versão do Editor: http://www.uem.br/acta
Aparece nas colecções:ESECB - Artigos em revistas com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
the experience at a new school education.pdf1,1 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.