Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/5677
Título: O contributo dos mapas conceptuais para o processo de aprendizagem da criança
Autor: Carita, Ana
Pereira, Cristina
Palavras-chave: Investigação-ação
Educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
Mapas conceptuais
Estratégias de aprendizagem ativa
Action research
Research
Pre-school education and primary school education
Concept maps
Active learning strategies
Data: 2017
Editora: Ludomedia
Citação: CARITA, Ana; PEREIRA, Cristina (2017) – O contributo dos mapas conceptuais para o processo de aprendizagem da criança. In 6º Congresso Ibero Americano en Educación Cualitativa : atas CIAIQ 2017 : investigação qualitativa em educação, Vol. 1, 12-14 de julho. Salamanca : Ludomedia. p. 220-229.
Resumo: O presente artigo descreve e analisa um estudo realizado no contexto da prática pedagógica em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico e que teve como base metodológica os princípios da investigação-ação. A problemática subjacente à realização do estudo relaciona-se com a contributo dos mapas conceptuais na organização e aprofundamento das aprendizagens das crianças, pretendendo identificar as vantagens e os constrangimentos na utilização desta ferramenta cognitiva. As evidências obtidas apontam para a importância da utilização dos mapas conceptuais junto das crianças da amostra pois a sua utilização permitiu que clarificassem e organizassem os seus conhecimentos, desenvolvendo estratégias de representação/visualização da organização estrutural dos conceitos, quer a nível individual, quer em grupo de pares. Por sua vez, através da metodologia de investigação-ação e das técnicas de recolha de dados utilizadas foi possível aferir, com algum rigor, os resultados obtidos, permitindo a implementação de um ciclo de planificações e reflexões promotoras de ajustamentos na intervenção pedagógica. Destacamos, ainda, o facto de, fora do contexto das intervenções investigativas, as crianças terem tido a iniciativa de construir mapas conceptuais como um recurso de sistematização e consolidação da informação, indiciando a interiorização e a generalização da sua utilização a outros conteúdos e situações.
This article describes and analyzes a study accomplished in the context of the pedagogical practice in pre-school and primary school education, based on the principles of action research. The problem underlying the study is related to the contribution of conceptual maps in the organization of children's learning, aiming to identify the advantages and constraints in the use of this cognitive tool. The evidences obtained point to the importance of using the concept maps to the children of the sample because their use allowed them to clarify and organize their knowledge, developing strategies of representation visualization of the structural organization of the concepts, both individually and in groups of pairs. In turn, through the methodology of action research and data collection techniques used, it was possible to assess with some rigor, the results obtained, allowing the implementation of a cycle of planning and reflections that promote adjustments in the pedagogical intervention. We also highlight the fact that, outside the context of investigative interventions, children have taken the initiative to construct conceptual maps as a resource for systematizing and consolidating information, suggesting the internalization and generalization of their use to other contents and situations.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/5677
ISBN: 978-972-8914-75-2
Aparece nas colecções:ESECB - Comunicações em encontros científicos e técnicos

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