Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/5677
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCarita, Ana-
dc.contributor.authorPereira, Cristina-
dc.date.accessioned2017-07-25T08:02:07Z-
dc.date.available2017-07-25T08:02:07Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationCARITA, Ana; PEREIRA, Cristina (2017) – O contributo dos mapas conceptuais para o processo de aprendizagem da criança. In 6º Congresso Ibero Americano en Educación Cualitativa : atas CIAIQ 2017 : investigação qualitativa em educação, Vol. 1, 12-14 de julho. Salamanca : Ludomedia. p. 220-229.pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-8914-75-2-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/5677-
dc.description.abstractO presente artigo descreve e analisa um estudo realizado no contexto da prática pedagógica em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico e que teve como base metodológica os princípios da investigação-ação. A problemática subjacente à realização do estudo relaciona-se com a contributo dos mapas conceptuais na organização e aprofundamento das aprendizagens das crianças, pretendendo identificar as vantagens e os constrangimentos na utilização desta ferramenta cognitiva. As evidências obtidas apontam para a importância da utilização dos mapas conceptuais junto das crianças da amostra pois a sua utilização permitiu que clarificassem e organizassem os seus conhecimentos, desenvolvendo estratégias de representação/visualização da organização estrutural dos conceitos, quer a nível individual, quer em grupo de pares. Por sua vez, através da metodologia de investigação-ação e das técnicas de recolha de dados utilizadas foi possível aferir, com algum rigor, os resultados obtidos, permitindo a implementação de um ciclo de planificações e reflexões promotoras de ajustamentos na intervenção pedagógica. Destacamos, ainda, o facto de, fora do contexto das intervenções investigativas, as crianças terem tido a iniciativa de construir mapas conceptuais como um recurso de sistematização e consolidação da informação, indiciando a interiorização e a generalização da sua utilização a outros conteúdos e situações.pt_PT
dc.description.abstractThis article describes and analyzes a study accomplished in the context of the pedagogical practice in pre-school and primary school education, based on the principles of action research. The problem underlying the study is related to the contribution of conceptual maps in the organization of children's learning, aiming to identify the advantages and constraints in the use of this cognitive tool. The evidences obtained point to the importance of using the concept maps to the children of the sample because their use allowed them to clarify and organize their knowledge, developing strategies of representation visualization of the structural organization of the concepts, both individually and in groups of pairs. In turn, through the methodology of action research and data collection techniques used, it was possible to assess with some rigor, the results obtained, allowing the implementation of a cycle of planning and reflections that promote adjustments in the pedagogical intervention. We also highlight the fact that, outside the context of investigative interventions, children have taken the initiative to construct conceptual maps as a resource for systematizing and consolidating information, suggesting the internalization and generalization of their use to other contents and situations.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherLudomediapt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectEducação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.subjectMapas conceptuaispt_PT
dc.subjectEstratégias de aprendizagem ativapt_PT
dc.subjectAction researchpt_PT
dc.subjectResearchpt_PT
dc.subjectPre-school education and primary school educationpt_PT
dc.subjectConcept mapspt_PT
dc.subjectActive learning strategiespt_PT
dc.titleO contributo dos mapas conceptuais para o processo de aprendizagem da criançapt_PT
dc.typeconferenceObjectpt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
degois.publication.firstPage220pt_PT
degois.publication.lastPage229pt_PT
degois.publication.locationSalamancapt_PT
degois.publication.title6º Congresso Ibero Americano en Educación Cualitativapt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.volume1pt_PT
Aparece nas colecções:ESECB - Comunicações em encontros científicos e técnicos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Contributo mapas conceptuais artigo atas CIAIQ 2017.pdf730,17 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.