Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/5718
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMartins, Ernesto-
dc.date.accessioned2017-10-02T14:22:30Z-
dc.date.available2017-10-02T14:22:30Z-
dc.date.issued2016-07-12-
dc.identifier.citationMARTINS, Ernesto (2016) - A educação parental na adaptação das crianças da pré-escolar ao 1.º Ciclo Ensino Básico. In II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas de Psicologia e Educação. Universidade de Lisboa – Instituto de Educação, 11-13 de julho. Lisboa: UL-IE. p. 1-14.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8753-34-2-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/5718-
dc.description.abstractA educação parental é um recurso psicoeducativo, relacional e comunicacional na adaptação escolar. A entrada das crianças no ensino básico é um momento de mudanças, de emoções e anseios, para elas e para pais. Trata-se duma metodologia mista (quantitativa, qualitativa) que pretende interpretar a relação entre os comportamentos interativos e comunicativos dos pais e a adaptação dos filhos ao 1.º ano da escolaridade. Utilizámos técnicas de recolha de dados: observação participante (alunos); escala de perceção sobre competências parentais e entrevista semiestruturada (N=18 pais); notas de campo e triangulação. Confirmou-se haver uma boa comunicação entre pais-filhos, que recorrem com frequência ao diálogo para abordar situações escolares. Os pais revelam estar ‘presentes’ e preocupados, pela prática de atividades conjuntas com os filhos e pelo processo de adaptação à escola.pt_PT
dc.description.abstractParental education is a psychoeducational feature, relational and communicational on school adaptation. The entry of children in basic education is a moment of change, of emotions and desires, for them and for parents. It is a mixed methodology (quantitative, qualitative) that seeks to interpret the relationship between the interactive and communicative behaviors of parents and the adaptation of children at 1th year of schooling. We used data collection techniques: participant observation (students); lack range on parenting skills and semi-structured interview (N= 18); field notes and triangulation. There was confirmed good communication between parents-children, often resorting to dialogue to address school situations. Parents reveal to be ' gifts ' and worried, by the practice of joint activities with the children and the process of adaptation to school.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade de Lisboa, Instituto de Educaçãopt_PT
dc.relationFinanciado por fundos nacionais através da FCT — Fundação para a Ciência e a Tecnologia, no âmbito da UIDEF — UID/CED/ 04107/2016.pt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação parentalpt_PT
dc.subjectAdaptação escolarpt_PT
dc.subjectCompetências parentaispt_PT
dc.subjectEnsino básicopt_PT
dc.subjectInteração comunicativapt_PT
dc.subjectParental educationpt_PT
dc.subjectSchool adaptationpt_PT
dc.subjectParenting skillspt_PT
dc.subjectBasic educationpt_PT
dc.subjectCommunicative interactionpt_PT
dc.titleA educação parental na adaptação das crianças da pré-escolar ao 1.º Ciclo Ensino Básicopt_PT
dc.title.alternativeParental education in the adaptation of Portuguese children to 1th Primary Cycle Pre-schoolpt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
degois.publication.firstPage1pt_PT
degois.publication.lastPage14pt_PT
degois.publication.locationLisboapt_PT
degois.publication.titleII Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas de Psicologia e Educaçãopt_PT
dc.relation.publisherversionwww.ie.ulisboa.ptpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
Aparece nas colecções:ESECB - Comunicações em encontros científicos e técnicos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
EducaParental_CIEAE-Lisboa-2016_.pdf824,01 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.