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dc.contributor.authorMartins, Ernesto-
dc.date.accessioned2017-10-30T10:17:00Z-
dc.date.available2017-10-30T10:17:00Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationMARTINS, Ernesto (2017) - Inclusão no ensino básico português : intervenção cognitivo comportamental em crianças com deficiência mental. Cadernos de Pós-Graduação. ISSN 2525-3514. Vol. 16, nº 1, p. 26-47.pt_PT
dc.identifier.issn2525-3514-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/5734-
dc.description.abstractEstudo de caso de metodologia qualitativa, realizado em 2014 numa criança com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (ADHD) e Deficiência Mental (DM), sendo-lhe aplicado o Programa Cognitivo Comportamental - Villar e Llorente, para comparar os resultados com os de uma criança dita “normal” do ensino básico. Analisámos os dossiers individuais e outra documentação necessária à caraterização e descrição dos sujeitos e do seu contexto escolar. Objetivos orientadores: conhecer os serviços de apoio para os alunos com essas necessidades especiais; aprofundar a temática da DM e propor estratégias de intervenção para os professores. Utilizamos as técnicas da observação participante, Escala de Conners, entrevistas semiestruturadas a professores e pais, notas de campo e a triangulação. Verificamos resultados positivos com o programa, que corroboram outros estudos idênticos. Propusemos estratégias de orientação aos professores do ensino regular e apoio aos pais, de modo a melhorar aprendizagem e comportamento desses alunospt_PT
dc.description.abstractCase study of qualitative methodology, held in 2014 in a children with Hyperactivity Disorder and Attention Deficit (ADHD) and Mental Dificienty (DM), applying the cognitive behavioral Program from Villar and Llorente, comparing their results with a child said to normal’, from the same school. We have examined the individual dossiers and other documentation necessary for the characterization and description of the subjects and your school context. Guiding objectives: meeting support services for children’s with special needs; deepening the theme of DM and propose intervention strategies for teachers. We have used the techniques of participant observation, Conners Scale, semi-structured interviews to teachers and parents, field notes and triangulation of data. We have seen positive results with the program, which corroborated other studies. We proposed guidance strategies teachers from regular and support and for the parents, in order to improve learning and behavior of these studentspt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade Nove de Julhopt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectDeficiência mentalpt_PT
dc.subjectEducação inclusivapt_PT
dc.subjectEducação especialpt_PT
dc.subjectEnsino básicopt_PT
dc.subjectIntellectual disabilitypt_PT
dc.subjectInclusive schoolpt_PT
dc.subjectSpecial educationpt_PT
dc.subjectBasic schoolpt_PT
dc.titleInclusão no ensino básico português : intervenção cognitivo comportamental em crianças com deficiência mentalpt_PT
dc.title.alternativeInclusion in portuguese basic education : intervention cognitive behavioral children with mental disabilitiespt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
degois.publication.firstPage26pt_PT
degois.publication.issue1pt_PT
degois.publication.lastPage47pt_PT
degois.publication.locationSão Paulo (Brasil)pt_PT
degois.publication.titleCadernos de Pós-Graduaçãopt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.volume16pt_PT
dc.identifier.doiDOI: 10.5882/CadPos.v1n1.7405pt_PT
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