Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.11/5802
Title: A utilização das aplicações digitais «Peak & Neuronation» para a inclusão dos adultos idosos : um estudo de caso na USALBI
Author: Gil, Henrique
Gonçalves, Vanessa
Keywords: Adultos idosos
Aplicações digitais (Apps)
Inclusão
TIC
Issue Date: 2017
Publisher: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
Citation: GIL, Henrique ; GONÇALVES, Vanessa (2017) – A utilização das aplicações digitais «Peak & Neuronation» para a inclusão dos adultos idosos : um estudo de caso na USALBI. In Simpósio Internacional de Informática Educativa, 19, Lisboa, 9-11 de novembro : atas. Lisboa : CIED. p. 75-79.
Abstract: Atendendo à degeneração fisiológica e cognitiva associada ao envelhecimento é importante que se promovam iniciativas que previnam situações que possam aumentar as demências junto dos idosos. O objetivo da investigação realizada foi averiguar se a utilização das aplicações digitais Peak & Neuronation podem contribuir para o envelhecimento ativo dos idosos, no que diz respeito ao treino cognitivo que as mesmas proporcionam. Foi envolvida a turma de 18 alunos da disciplina de Informática da Universidade Sénior Albicastrense (USALBI) com idades entre os 56-80 anos. A metodologia aplicada foi a de carácter qualitativo: o estudo de caso; observação não participante; inquéritos por questionário; entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados foi recolhida em 12 sessões práticas de utilização das APPs demonstraram ser uma mais valia e que devem ser referenciadas como ferramentas digitais no âmbito do treino cognitivo dos idosos.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/5802
ISBN: 978-989-95733-9-0
Appears in Collections:ESECB - Comunicações em encontros científicos e técnicos



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.