Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/587
Título: Comportamento mecânico de bases e sub-bases não tratadas para pavimentos rodoviários
Autor: Luzia, Rosa
Santos, Luís Picado
Palavras-chave: Pavimentos rodoviários
Agregados britados
Caracterização mecânica
Modelos de comportamento
Data: 2005
Citação: LUZIA, Rosa; PICADO-SANTOS, Luís - Comportamento mecânico de bases e sub-bases não tratadas para pavimentos rodoviários. In Congreso Ibero-Latinoamericano del Asfalto,13, Costa Rica, 20-25 Novembro 2005. Universidade da Costa Rica, 2005. p. 1-20
Resumo: Continuando os pavimentos rodoviários em Portugal a ser construídos, quase exclusivamente, recorrendo a agregados naturais, verifica-se que os materiais britados de granulometria extensa continuam a ter uma grande aplicação nas camadas granulares não ligadas, nomeadamente em sub-base e base granulares. O comportamento destes materiais naquele tipo de camadas, apesar de alguns estudos já realizados nesse sentido, não se encontra ainda suficientemente caracterizado, sobretudo por razões que se prendem com a heterogeneidade dos maciços donde são provenientes. Na tentativa de contribuir para o melhor conhecimento desse comportamento desenvolveu-se um trabalho cujo principal objectivo foi a caracterização mecânica e a elaboração de modelos típicos de comportamento para materiais britados provenientes de diferentes litologias, aflorantes nas regiões norte e centro de Portugal, passíveis de serem utilizados em sub-base e base não ligadas de pavimentos rodoviários, nomeadamente calcário e granito. Esta comunicação descreve alguns dos resultados encontrados, nomeadamente no que diz respeito ao comportamento mecânico e sua modelação. Apresentam-se, ainda, algumas conclusões relativas ao comportamento mecânico in situ deste tipo de materiais para diferentes estados hídricos bem como a sua importância no que diz respeito ao dimensionamento de pavimentos rodoviários.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/587
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