Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/600
Título: A iniciação em violino e a introdução do Método Suzuki em Portugal
Autor: Trindade, Alexandra Sofia Monteiro da Silva
Palavras-chave: Iniciação em violino
Método Suzuki
Ensino artístico especializado
Ensino público
Ensino particular e cooperativo
Música
Data de Defesa: 2010
Editora: Universidade de Aveiro
Citação: TRINDADE, Alexandra Sofia Monteiro da Silva (2010) - A iniciação em violino e a introdução do Método Suzuki em Portugal. Aveiro : UA. 324 p. Dissertação de Mestrado.
Resumo: A formação inicial pode ser determinante para o sucesso académico de um indivíduo. Através deste projecto pretende-se compreender de que forma este princípio se aplica à aprendizagem do violino. Passados dezassete anos após a introdução e aplicação do método Suzuki em Portugal no ensino particular e cooperativo, é importante avaliar os resultados obtidos e a validade da metodologia. Actualmente, assiste-se à democratização do ensino da música e à comparticipação integral por parte do Estado para que a aprendizagem de um instrumento se inicie aos dez anos de idade. Questiona-se se esta será a idade mais apropriada para iniciar a aprendizagem do violino. Os dados recolhidos comprovam o incremento do número de alunos nas escolas de ensino artístico especializado da música, sobretudo na Iniciação e no Básico. As entrevistas e questionários aos intervenientes no processo educativo, quer do ensino público como do particular e cooperativo, reflectem o estado do ensino desta arte em Portugal.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade de Aveiro.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/600
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