Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/602
Título: Gestão de resíduos do lavadouro industrial de lãs Têxtil Manuel Rodrigues Tavares S.A.
Autor: Jesus, Cláudia Isabel Silva de
Orientador: Monteiro, Maria do Carmo Simões Mendonça Horta
Carneiro, João Paulo Baptista
Palavras-chave: Resíduo orgânico
Tratamento
Desvio de aterro sanitário
Valorização agrícola
Plano de gestão de resíduos
Data de Defesa: 2009
Editora: IPCB. ESACB
Citação: JESUS, Cláudia Isabel Silva de (2009) - Gestão de resíduos do lavadouro industrial de lãs Têxtil Manuel Rodrigues Tavares S.A. Castelo Branco : IPCB. ESACB. 80 p. Relatório do Projecto Final de Mestrado.
Resumo: A indústria da lavagem de lãs sujas é fortemente geradora de resíduos. Nestes incluem-se os resíduos transversais a todo o processo e os resíduos de fibras têxteis não processadas (FTNP)produzidos nas operações de escolha e abertura da lã suja e lavada. Os resíduos de FTNP com elevada fracção orgânica, representam 61,3% do total de resíduos gerados pelo Lavadouro Industrial de lâs Têxtil Manuel Rodrigues (LIL), actualmente enviados para aterro sanitário. Para além da caracterização de todos os resíduos produzidos foi objectivo deste trabalho idealizar um processo de tratamento que permitisse a separação dos resíduos de FNTP dos resíduos orgâncios (RO)que lhes estão associados e, para além de caracterizar estes RO, verificar a viabilidade da sua utilização agrícola, e estabelecer um novo Plano de Gestão de Resíduos para a empresa. Concluiu-se que a solução de tratamento dos RO avançada é técnica e economicamente viável e representa uma redução de custos, para a empresa, da ordem dos 2400 € em ano de pedido de licenciamento e renovação da licença, e superior a 4450 € nos outros anos. Constatou-se ainda que para a valorização agrícola das 131,56 t de RO produzidos anulamente (56,76 t provenientes dos RO separados da lã suja e 74,80 t dos RO separados da lã lavada), são necessários pelo menos 30 ha de solos elegíveis localizados na proximidade do LIL.
Descrição: Relatório Final de Projecto, apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, para obtenção do Grau de Mestre em Gestão Agro-Ambiental de Solos e Resíduos.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/602
Aparece nas colecções:ESACB - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TM_CLAUDIA.pdf12,98 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.