Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/68
Título: Contributo para a gestão das relações entre a cultura da cerejeira e a conservação de Asphodelus bento-rainhae na Serra da Gardunha
Autor: Rodrigues, Isabel Maria
Orientador: Dentinho, Tomás Lopes Cavalheiro Ponce
Silva, José Luís Coelho
Palavras-chave: Análise de clusters
Asphodelus bento-rainhae
Cerejeira
Conservação da natureza
Endemismo
Gestão
Modelo linear
Serra da Gardunha
Trade-off
Prunus avium
Data de Defesa: 2006
Editora: Universidade dos Açores
Citação: RODRIGUES, Isabel Maria (2006) - Contributo para a gestão das relações entre a culura da cerejeira e a conservação do Asphodelus bento-rainhae na Serra da Gardunha. Castelo Branco : Universidade dos Açores. Dissertação de Mestrado.
Resumo: Na vertente norte da Serra da Gardunha (concelho do Fundão), Beira Interior há um conflito latente entre os interesses que visam a conservação da Natureza, de onde se destaca a protecção do endemismo Asphodelus bento-rainhae P. Silva, e o incremento da actividade agrária (área de propriedade privada) relacionada com a cultura da cerejeira (Prunus avium L.) que tem grande interesse socioeconómico para a região. O objectivo do presente estudo foi conhecer o trade-off entre a produção de cereja (t/ha) e a área ocupada na parcela por Asphodelus bento-rainhae (%) de modo a garantir uma ocupação do território que permita manter o equilíbrio entre o desenvolvimento das actividades económicas e a conservação dos recursos naturais. Foi utilizada informação relacionada com as parcelas de cerejeira, nas freguesias onde ocorre a distribuição de Asphodelus bento-rainhae, e que recebem apoio técnico em protecção integrada na cultura de cerejeira. O recurso a técnicas de análise multivariada, nomeadamente a análise de clusters e a análise de regressão linear múltipla, possibilitou a identificação das variáveis que influenciam a produção de cereja e a presença de Asphodelus bento-rainhae. A variável de maneio relacionada com a eliminação do revestimento com vegetação espontânea nos taludes entre os socalcos dos pomares, distinguiu-se do conjunto das variáveis utilizadas. Se o maneio do revestimento nos taludes for feito por corte há um aumento na área ocupada por Asphodelus bento-rainhae, e uma diminuição na produção de cereja. A utilização de outras alternativas para a eliminação do revestimento nos taludes, como seja a utilização de herbicida ou o corte associado à aplicação de herbicida, irá promover o aumento da produção de cereja e a diminuição da presença de Asphodelus bento-rainhae.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/68
Aparece nas colecções:IPCB - Dissertações de Mestrado
ESACB - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TESE_MGCN_IMR[1].pdfDocumento principal514,49 kBAdobe PDFVer/Abrir
TESE_MGCN_IMR_anexos.pdfAnexos1,01 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.