Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/685
Título: Plano HACCP numa melaria da região do Pinhal Interior Sul
Autor: Gomes, G.
Martins, M.V.
Monteiro, F.
Palavras-chave: Mel
Central meleira
HACCP
Pré-requisito
Data: 2011
Editora: IPCB. ESACB
Citação: GOMES, G. ; MONTEIRO, F. ; MARTINS, M.V. (2011) - Plano HACCP numa melaria da região do Pinhal Interior Sul. In Congresso Ibérico de Apicultura, 1, Castelo Branco, 23-25 Maio - Livro de resumos. Castelo Branco : IPCB. ESACB. p. 75. Poster.
Resumo: O presente trabalho refere-se ao estudo efectuado na Unidade de Extracção e Embalamento de mel "Central Meleira" da Melbandos - Cooperativa de Apicultores do Concelho de Mação - C.R.I., que teve início no mês de Junho de 2009 e uma duração de seis meses. O objectivo deste trabalho, surge da necessidade de realizar um manual de boas práticas, sua implementação e a execução do plano de HACCP para uma unidade de extracção e embalamento de mel no Pinhal Interior Sul, elaborando os planos de autocontrolo baseados nos princípos HACCP para indústrias do sector alimentar. Para a realização do trabalho foi efectuado um estudo bibliográfico e prático sobre a caracterização da área em estudo, do produto e da melaria; a enumeração dos pré-requisitos no processamento tecnológico do mel; a aplicação dos princípios HACCP determinando os perigos, as medidas correctivas e os pontos críticos de controlo associados ao mel. A principal vantagem para a Melbandos com a elaboração deste trabalho, é permitir um melhor controlo do produto em todas as fases de processamento, assim como cumprir a legislação em vigor. O mel é um produto alimentar natural, recolhido em estado líquido, viscoso e açucarado, que é produzido pelas abelhas a partir do néctar recolhido de flores e processado pelas enzimas digestivas desses insectos, possuindo inúmeras características que o valorizam em detrimento de outros produtos. Como tal, devem ser respeitadas as boas práticas apícolas por parte do apicultor antes do processamento tecnológico, onde se irão aplicar os princípios do HACCP por parte do operador.
Descrição: Poster apresentado no I Congresso Ibérico de Apicultura que decorreu na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/685
Aparece nas colecções:ESACB - Posters em encontros científicos/técnicos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Poster melaria final.pdf802,67 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.