Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/69
Título: Metodologias de calibração e validação do modelo de simulação climática CLIGEN de apoio à modelação de perda de solo
Autor: Lopes, Pedro Manuel Sousa
Orientador: Ferreira, Alfredo Gonçalves
Palavras-chave: CLIGEN
WEPP
Erosão do solo
Modelo de simulação climática
Data de Defesa: 2005
Editora: Universidade de Évora
Citação: LOPES, Pedro Manuel Sousa (2005) - Metodologias de calibração e validação do modelo de simulção climática CLIGEN de apoio à modelação de perda de solo. Évora : [s.n.]. Dissertação de Mestrado.
Resumo: Os objectivos deste trabalho são a calibração e validação do modelo de simulação climática CLIGEN de apoio ao modelo de previsão da erosão do solo WEPP. Para a realização deste trabalho foram utilizados os dados meteorológicos recolhidos no posto meteorológico e na estação experimental de erosão do solo da Escola Superior Agrária de Castelo Branco. Para comparação dos dados simulados pelo CLIGEN com os dados observados, fez-se correr o modelo por um período de cem anos, sendo os resultados obtidos comparados estatisticamente com os observados. Verificou-se que o CLIGEN simula bem os valores médios de precipitação mensal, precipitação diária máxima mensal, precipitação média em dia chuvoso, número de dias de precipitação mensal, mas não os respectivos desvios padrão e distribuição em termos de percentis. Quando se faz correr o modelo CLIGEN com os parâmetros separadamente de anos secos e de anos chuvosos, há melhorias no desempenho do modelo. Foi feita uma proposta de alteração do código do CLIGEN, com desactivação do controlo de qualidade da geração dos números aleatórios pelo CLIGEN e com uma rotina que permite determinar estocasticamente se um ano é seco ou chuvoso. Verificou-se que com esta alteração se conseguiam melhorias no desempenho do CLIGEN, nomeadamente em termos de uma melhor representação da variabilidade. Posteriormente procedeu-se à validação do modelo com as alterações propostas com um novo conjunto de dados meteorológicos recolhido num clima semelhante, tendo-se verificado que o modelo com as alterações propostas tem um desempenho satisfatório.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/69
Aparece nas colecções:ESACB - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Metodologias de calibração e validação do modelo de simulação climática CLIGEN.pdf6,4 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.