Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/695
Título: Teorias psicológicas implícitas sobre ensino e aprendizagem : contributos para a formação de professores
Autor: Pereira, Cristina
Palavras-chave: Concepções implícitas
Modelos de formação de professores
Questionário
Data: Dez-2000
Editora: Escola Superior de Educação de Castelo Branco
Citação: PEREIRA, Cristina (2000) - Teorias psicológicas implícitas sobre ensino e aprendizagem – contributos para a formação de professores. Educare/Educere : Revista da Escola Superior de Educação de Castelo Branco. ISSN 0873-0504. Ano V/VI, n.º 9/10, p. 55-65.
Resumo: Neste artigo reflectimos sobre os modelos de formação de professores, destacando os modelos construtivistas e desenvolvimentistas que consideramos mais adequados a uma formação que pretende responder aos desafios que se colocam ao actual desempenho profissional dos professores. Identificamos alguns dos factores que podem funcionar como inibidores num processo de formação assente nesses paradigmas, centrando a nossa análise nas concepções implícitas dos alunos/futuros professores sobre os processos de ensino e aprendizagem. Apresentam-se e analisam-se essas concepções num grupo de 135 sujeitos, alunos dos cursos de Educação de Infância e Professores do 1º ciclo em três Escolas Superiores de Educação da Região Centro, no início do seu processo de formação. Os resultados, obtidos a partir da aplicação do Questionário sobre Concepções Implícitas dos Professores Acerca de Factores e Processos de Ensino e Aprendizagem- Forma B, construído por Abreu (1998), evidenciam uma disponibilidade conceptual a processos de formação que concretizem estratégias metodológicas assentes em modelos construtivistas.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/695
ISSN: 0873-0504
Aparece nas colecções:EDUCARE/EDUCERE: Revista da Escola Superior de Educação

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Cristina_Pereira 2000(55-65).pdf418,66 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.