Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/696
Título: Concepções implicitas do professor e mudanças educativas : que papel para a formação inicial de professores?
Autor: Pereira, Cristina
Palavras-chave: Estratégias de mudança conceptual
Formação inicial de professores
Processos de ensino aprendizagem
Data: Dez-2002
Editora: Escola Superior de Educação de Castelo Branco
Citação: PEREIRA, Cristina (2002) - Concepções implicitas do professor e mudanças educativas - que papel para a formação inicial de professores?. Educare/Educere : Revista da Escola Superior de Educação. ISSN 0873-0504. Ano VIII, n.º 13, p. 9-20.
Resumo: Numerosas pesquisas têm demostrado que as concepções implícitas do professor influenciam a forma como ensina e as suas opções metodológicas, interagindo de uma forma dinâmica com os contextos em que está envolvido. Tendo como base conceptual alguns dos pressupostos do “paradigma do pensamento do professor”, este artigo pretende reflectir sobre as condições e as estratégias de mudança conceptual, no âmbito da formação inicial de professores. A esse propósito apresentam-se os resultados de algumas investigações que, identificando alguns limites e dificuldades nos processos de mudança, apontam, de uma forma evidente, para uma relação dinâmica e, por vezes, conflitual, entre as concepções implícitas do professor sobre os processos de ensino-aprendizagem e os seus comportamentos pedagógicos.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/696
ISSN: 0873-0504
Aparece nas colecções:EDUCARE/EDUCERE: Revista da Escola Superior de Educação

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Cristina_Pereira_2002(9-20).pdf855,15 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.