Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/700
Título: Uma criança com perturbação do espectro do autismo : um estudo de caso
Autor: Ferreira, Isabel Maria Dias Marques
Palavras-chave: Perturbação do Espectro do Autismo
Inclusão envolvimento
Família
Data de Defesa: Jan-2011
Editora: Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Castelo Branco
Citação: FERREIRA, Isabel Maria Dias Marques (2011) - Uma criança com perturbação do espectro do autismo : Um estudo de caso. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 196 f. Dissertação de Mestrado.
Resumo: Uma Criança com Perturbação do Espectro do Autismo – Um Estudo de Caso‖ é a temática do nosso trabalho de projecto, no qual pretendemos dar a conhecer a especificidade desta problemática, através de uma investigação fundamentada, séria e rigorosa tanto no ponto de vista do enquadramento conceptual, como no que concerne à metodologia de trabalho de campo. Os conteúdos abordados e desenvolvidos consideram-se relevantes e por esse motivo, actuais e pertinentes, enquanto profissionais de educação que pretendem a qualidade das aprendizagens. Neste trabalho foram considerados os objectivos na tentativa de compreender de que forma a inclusão de uma criança, está a contribuir para o seu desenvolvimento e analisar a adequação do conceito de envolvimento, na avaliação da progressão das suas aprendizagens. Este projecto está organizado como um estudo de caso, dado que irá consistir numa metodologia de investigação aprofundada acerca de um caso de uma criança com Perturbação do Espectro do Autismo e desta forma descrever e compreender os seus acontecimentos e contextos onde estão envolvidos vários factores. Os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram a Escala de Envolvimento da Criança, (Laevers,1994), grelhas de observação de comportamentos e entrevistas semi estruturadas aos vários intervenientes no processo. A utilização desta escala de observação, permitiu verificar que a criança observada, se envolveu de uma forma muito positiva, apontando para um nível de envolvimento médio, nível 3, sendo que no primeiro momento obteve uma média de 3,5 e no segundo 3,6, tendo em conta o intervalo de observação, de seis semanas. Estes dados significam que as actividades foram propiciadoras de alguns momentos envolventes, capazes de promover aprendizagens significativas. Consideramos, também que, esta criança está integrada em contexto escolar e consegue adquirir as competências delineadas para o seu nível etário dentro das Orientações Curriculares. O contexto escolar em ela se insere é propício à aquisição de novos saberes e competências onde a Educadora, respeitando a diferença, ajudá-la na sua formação e no seu desenvolvimento integral. A família é o núcleo crucial para o desenvolvimento da criança. Verificamos que a participação e colaboração dos pais no processo educativo/terapêutico foi um factor decisivo na promoção do desenvolvimento desta criança com Perturbação do Espectro do Autismo, bem como a intervenção dos técnicos e professores envolvidos.
Descrição: Trabalho de Projecto apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/700
Aparece nas colecções:ESECB - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese_Isabel_Ferreira.pdf4,33 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.