Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/707
Título: Drama e desenvolvimento moral : perspectivas, modalidades e alguns equívocos
Autor: Leitão, Madalena
Palavras-chave: Drama
Desenvolvimento moral
Expressão dramática
Educação moral
Kohlberg
Data: Jul-2004
Editora: Escola Superior de Educação de Castelo Branco
Citação: LEITÃO, Madalena (2004) - Drama e desenvolvimento moral: perspectivas, modalidades e alguns equívocos. Educare/Educere : Revista da Escola Superior de Educação. ISSN 0873-0504. Ano X, n.º Especial, p. 189-208.
Resumo: O crescente interesse por questões de ordem ética e a atribuição à Escola da responsabilidade de uma formação humana e cívica dos seus alunos, crianças e jovens, torna pertinente uma reflexão sobre a problemática da educação moral. Neste sentido, procura-se fazer uma abordagem das visões do mundo subjacentes a alguns conceitos de moral e de educação moral, bem como situar as perspectivas psicopedagógicas behaviorista e cognitivista. Sendo a área dramática o espaço de intervenção em estudo, confrontam-se, igualmente, as concepções de Aristóteles, baseadas no processo de empatia e de catarse, com as teses de Brecht, a fim de se esboçar uma reflexão sobre algumas modalidades de intervenção pedagógica em desenvolvimento moral através do Drama, entendido este na sua tripla dimensão de narrativa, de representação e de interacção social.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/707
ISSN: 0873-0504
Aparece nas colecções:EDUCARE/EDUCERE: Revista da Escola Superior de Educação

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ML-Educare educere, nº especial 2004.pdf1,33 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.