Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/777
Título: Caracterização e análise do coberto vegetal lenhoso e o seu contributo para a produção de cinzas resultantes de incêndios florestais
Autor: Quinta-Nova, L.C.
Fernandez, P.
Palavras-chave: Cinza
Bacia hidrográfica
Comunidades vegetais
Biomassa
Data: 2008
Citação: QUINTA-NOVA, L.C. ; FERNANDEZ, P. (2008) - Caracterização e análise do coberto vegetal lenhoso e o seu contributo para a produção de cinzas resultantes de incêndios florestais. In EUE - Encontro de Utilizadores de ESRI, 6, Lisboa, 26 e 27 de Março. Poster.
Resumo: Procedeu-se à inventariação de informação relativa aos solos e vegetação nas áreas de estudo, correspondentes às bacias hidrográficas do Caratão, Carvoeiro e Quebradas. De acordo com a informação recolhida procedeu-se a uma análise estatística e respectiva representação espacial das variáveis em estudo. A análise estatística multivariada, juntamente com os sistemas de informação geográfica, constituem uma poderosa combinação de instrumentos que permitem analisar padrões regionais de distribuição das comunidades florísticas. Na presente análise estas técnicas foram aplicadas com o intuito de: a. Compreender a importância das variáveis ambientais para as comunidades vegetais nas áreas em apreço; b. Quantificar as preferências de habitat por parte das mesmas espécies; c. Classificar os inventários realizados com base em critérios de dominância e de semelhança na composição florística. Para cada uma das bacias hidrográficas, e para efeitos de amostragem, foi definida uma grelha de pontos para as três primeiras bacias com uma equidistância de 160 m (Figura 1). Foram consideradas parcelas de amostragem com uma área de 200 m2 centradas nesses pontos. Esta rede de amostragem foi considerada a mais adequada para realizar uma análise ecológica das áreas em apreço. Procedeu-se igualmente à recolha material vegetal para incineração e determinação do teor de humidade, bem como à recolha de amostras de solo por inventário fitossociológico. O inventário das espécies arbóreas e arbustivas e respectiva caracterização dendrométrica permitiu estimar, através de modelos de previsão do crescimento das espécies, a biomassa disponível.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/777
Aparece nas colecções:ESACB - Posters em encontros científicos/técnicos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Apresentação1.pdf586,72 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.