Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/827
Título: Desenvolvimento psicológico e mudança conceptual nos processos formativos : uma investigação-acção no âmbito da formação inicial de educadores/professores
Autor: Pereira, Cristina Maria Gonçalves
Palavras-chave: Formação de educadores/professores
Concepções implícitas
Epistemologias pessoais
Desenvolvimento do ego
Investigação-acção
Data de Defesa: 2004
Citação: PEREIRA, Cristina Maria Gonçalves (2004) - Desenvolvimento psicológico e mudança conceptual nos processos formativos : uma investigação-acção no âmbito da formação inicial de educadores/professores. Universidade de Coimbra - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. 554 f. Tese de Doutoramento.
Resumo: Considerando que a Psicologia tem assumido um papel central na fundamentação dos processos formativos dos educadores e dos professores, desde os primórdios da sua identidade científica, constituindo uma importante referência conceptual de muitos dos projectos de investigação sobre os processos educativos que têm sido realizados, nomeadamente em Portugal, por profissionais de diferentes áreas do conhecimento, pensamos ser importante reflectir e questionar o seu contributo para uma renovação qualitativa do acto pedagógico. Este trabalho de investigação teve como objectivo implementar um programa de formação inicial de educadores/professores que na sua componente de formação em Psicologia visou o desenvolvimento de três dimensões que consideramos fundamentais a um desempenho pessoal e profissional adequado e flexível, a saber: a) Concepções Implícitas sobre os Processos de Ensino e de Aprendizagem b) Epistemologias Pessoais c) Desenvolvimento do Ego O seu quadro teórico de referência foram as teorias de desenvolvimento humano e cognitivo-motivacionais que convergem com concepções construtivistas, perspectivando a formação inicial como um contexto privilegiado de desenvolvimento humano e de (re)construção de concepções no sentido de uma melhor adequação à profissionalidade docente. No sentido de operacionalizar o objectivo da pesquisa concebemos um programa de formação psicológica de educadores/professores que foi implementado ao longo de quatro anos junto dos alunos matriculados nos Cursos de Educação de Infância e de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação (E.S.E.) de Castelo Branco, no ano lectivo de 1998 (ano em que se iniciaram as licenciaturas desses cursos). Esse grupo de alunos integrou o grupo experimental da pesquisa. Para avaliar com maior rigor a pertinência do programa de formação para as mudanças desenvolvimentais pretendidas, considerámos fundamental a constituição de dois grupos de controlo constituídos por indivíduos com algumas características comuns às do grupo experimental (alunos matriculados no mesmo ano e nos mesmos cursos, na E.S.E. de Portalegre e na E.S.E. de Coimbra). Todos os alunos envolvidos na pesquisa foram avaliados relativamente às dimensões consideradas, no início (pré-teste) e no final (pós-teste) do processo formativo. Para esse efeito foram utilizados instrumentos padronizados que se tinham revelado adequados na “medição” das variáveis em análise. Considerando o contexto do nosso problema e os objectivos de compreensão e mudança pretendidos, organizámos a pesquisa no sentido de uma metodologia que se inscrevesse na categoria de investigação-acção. Contudo, a preocupação em introduzir algum rigor na observação e análise dos dados, fez-nos ponderar a possibilidade de utilizar um planeamento que integrasse metodologias qualitativas e quantitativas. O delineamento progressivo do projecto concretizou-se, na sua vertente quantitativa, no estabelecimento de um desenho quasi-experimental, com planeamento de medidas pré e pós tratamento, com grupos de controlo não equivalentes (Cook e Campbell, 1979).
Descrição: Tese de Doutoramento em Psicologia, na especialidade de Psicologia Pedagógica, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, sob a orientação científica do Professore Doutor Manuel Viegas Abreu. No final da Tese de Doutoramento foram incluídos os anexos (p. 440-554).
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/827
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