Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/834
Título: A escola como espaço gerador de cultura ‘de’ e ‘para’ a cidadania
Autor: Martins, Ernesto
Palavras-chave: Cidadania
Espaço escolar
Identidade
Educação para a cidadania
Cultura
Data: Jul-2009
Editora: Centro Universitário Moura Lacerda
Citação: MARTINS, Ernesto (2009) - A escola como espaço gerador de cultura ‘de’ e ‘para’ a cidadania. Plures humanidades. ISSN 1518-126X. Ano 10, nº 12, p. 13-34.
Resumo: O tema da educação para a cidadania é uma preocupação actual de todas as sociedades democráticas, das instituições escolares e das famílias. A cidadania, sendo um estatuto político, cívico e de prática social, constitui o que melhor ilustra o suporte ético do mundo actual. O autor aborda em três pontos o papel dos espaços escolares como geradores de uma cultura para a cidadania. No primeiro ponto abordar as questões conceptuais relacionadas com o conceito de ‘cidadania’ e da formação do cidadão, para num segundo ponto aprofundar o papel da escola na educação para a cidadania activa. No ponto seguinte defende a ideia de que a escola, com os seus espaços educativos, promove uma cultura comunitária que implica a construção da ‘cidadania’ como uma tarefa educativa, que envolve toda a comunidade, por razões de identidade e vínculo social do indivíduo.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/834
ISSN: 1518-126X
Aparece nas colecções:ESECB - Artigos em revistas com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
EM_ Plures 12.pdf88,61 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.