Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/838
Título: O desafio educativo, intercultural e a cidadania europeia.
Autor: Martins, Ernesto
Palavras-chave: Intercultura
Pedagogia intercultural
Diversidade cultural
Cidadania europeia
Cultura da (des)igualdade
Data: Jul-2004
Editora: Instituto Superior de Ciências Educativas
Citação: MARTINS, Ernesto (2003) - O desafio educativo, intercultural e a cidadania europeia. Itinerários. ISSN 1645-6076. Ano 6, nº 11, p. 9-22.
Resumo: A preocupação pelo intercultural insere-se no contexto dos direitos humanos, do pluralismo cultural, do reconhecimento da identidade e dos valores. A educação intercultural implica uma mudança na concepção curricular e no modelo organizacional da escola de modo a formar o futuro cidadão para a igualdade, a tolerância, a participação e o respeito mútuo. Esta educação constitui uma alternativa para garantir os direitos a ser diferente, possibilitando o respeito pelas minorias e a comunicação entre as culturas dum determinado contexto. O autor aborda estas questões da interculturalidade, diversidade com implicação na cidadania europeia.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/838
ISSN: 1645-6076
Aparece nas colecções:ESECB - Artigos em revistas com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
EM_Itinerários_nº 11.pdf8,86 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.