Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/840
Título: A emergência de um paradigma construtivista e relacional na educação : contributo para uma reflexão
Autor: Pereira, Cristina
Palavras-chave: Psicologia
Educação
Paradigma construtivista e relacional
Data: 2004
Editora: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Citação: PEREIRA, Cristina (2004) - A emergência de um paradigma construtivista e relacional na educação-contributo para uma reflexão. Psychologica. ISSN 0871-4657. N.º 36 (série extra), p. 377-386.
Resumo: A complexidade do mundo actual desafia constantemente os construtos que definem a nossa identidade pessoal e profissional e enquanto educadores/professores vivemos, de uma forma premente, a insegurança e incerteza de um processo atravessado por sucessivas reformas, num desafio profissional cada vez mais exigente. Neste contexto torna-se urgente a definição de um quadro conceptual para a educação, capaz de compreender a complexidade e o dinamismo das relações entre o sujeito e o mundo e que contribuía para operacionalizar uma metodologia construtivista e relacional. Tendo como pano de fundo as intensas e complexas relações entre a psicologia e a educação enfatizamos a necessidade do construtivismo se organizar como um marco psicológico de referência para a análise e a planificação do acto educativo, em geral, e dos processos de ensino-aprendizagem, em particular. Após a clarificação do paradigma psicológico que, na perspectiva de vários autores, permitirá conceptualizar uma prática pedagógica mais integrada, promotora do desenvolvimento global dos indivíduos, identificamos alguns princípios que devem estar presentes na estruturação do acto pedagógico.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/840
ISSN: 0871-4657
Aparece nas colecções:ESECB - Artigos em revistas com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CP_ Emerg_377-386.pdf4,6 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.