Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/855
Título: Ensinar ou aprender no formato «e-Learning» : desafios e consequências da sociedade do conhecimento
Autor: Gil, Henrique
Palavras-chave: e-Learning
Desafios
Consequências
e‐Professor
Comunidades virtuais de aprendentes
Data: Jun-2008
Editora: Universitárias Lusófonas & Autores, 2009
Citação: GIL, Henrique (2008) - Ensinar ou aprender no formato «e-learning»: Desafios e consequências da sociedade do conhecimento. Educando o Cidadão Global. Globalização, Educação e Novos Modos de Governação. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa, 16-18 de Junho. Série E.books. p. 639-652.
Resumo: Cada vez mais se tem vindo a sentir uma grande pressão para que o e‐learning seja utilizado em contexto educativo. Para além de se estar a utilizar um recurso digital, pretende‐se que esta utilização ultrapasse o domínio digital e se torne numa ferramenta educacional. As potencialidades e as vantagens associadas à utilização do e‐learning têm vindo a ser evidenciadas para que a adesão do sistema educativo se venha a efectivar. Contudo, a utilização do e‐learning, tal como tudo, tem associadas algumas desvantagens. O que não se pode negar é o facto do e‐learning poderá vir a criar diferentes abordagens curriculares pela criação de espaços para a educação não formal e desta forma proporcionar respostas aos desafios da nossa sociedade. Será, no entanto, eficaz a «transacção de conhecimento» que se gera nas comunidades virtuais que irá permitir uma melhor e maior aptidão do cidadão do século XXI? Ou será mais uma utopia que a sociedade tecnológico‐digital vem proporcionar à comunidade educativa? Estas são as principais questões e «inquietações» que a presente comunicação pretende abordar de uma forma crítica e reflexiva em que se sente existir uma «adopção natural» sem uma reflexão crítica acerca dos reais benefícios da utilização do e‐learning.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/855
ISBN: ISBN 978-972-8881-63-4
Aparece nas colecções:ESECB - Comunicações em encontros científicos e técnicos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ensinar ou aprender 639-652.pdf254,6 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.