Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/879
Título: Autonomia e gestão democrática das escolas portuguesas no contexto da descentralização
Autor: Martins, Ernesto
Palavras-chave: Política educativa
Descentralização educativa
Relação escola-comunidade
Data: Jul-2009
Editora: Societat d’Història de l’Educació dels Països de Llengua Catalana
Citação: MARTINS, Ernesto (2009) - Autonomia e gestão democrática das escolas portuguesas no contexto da descentralização. Educació i Història: Revista d’Història de l’Educació. ISSN 1134-0258. Nº 14 (juliol-desembre), p. 95-125.
Resumo: O autor analisa no âmbito da descentralização e territorialização educativa, os princípios de estruturação e da autonomia dos centros escolares portugueses. A escola é uma unidade organizacional sistémica dentro do sistema educativo, constituindo-se numa organização de serviços de interesse público que exige responsabilidade aos actores sociais. No texto destaca-se a importância das parcerias na política educativa local e a relação «escola – comunidade educativa». A intervenção do poder local na educação processa-se numa perspectiva instrumental orientada para o desenvolvimento e a coesão social. Os municípios são os responsáveis pelo ensino básico português e os professores valorizam positivamente esta relação da escola com o poder local, pois possibilita a promoção da qualidade da educação. Com esta relação entre escola e poder local promove-se uma interacção participativa, com uma gestão democrática escolar, com dinâmicas educativas a nível local, lógicas, de acção e racionalização.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/879
ISSN: 1134-0258
Aparece nas colecções:ESECB - Artigos em revistas sem arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Educació i Història_nº 14.pdf142,37 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.