Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/883
Título: Avaliação da capacidade de absorção de cálcio em macieira da cv. Bravo
Autor: Veiga, Carlos Manuel Fonseca
Orientador: Simões, Maria Paula Albuquerque Figueiredo
Palavras-chave: Macieira
Cálcio
Estado de nutrição
Bitter pit
Data de Defesa: 2011
Editora: IPCB. ESA
Citação: VEIGA, Carlos Manuel Fonseca (2011) - Avaliação da capacidade de absorção de cálcio em macieira da cv. Bravo. Castelo Branco : IPCB. ESA. 81 p. Dissertação de Mestrado.
Resumo: O presente trabalho apresenta os resultados de um ensaio de campo realizado num pomar de macieira da cv. Bravo na região da Beira Interior, onde se estudou a influência da fertilização cálcica, efectuada ao solo e em pulverização foliar. Para avaliação do efeito da fertilização foram observados a incidência de bitter pit, o estado de nutrição das plantas e o estado de nutrição dos frutos, a produção total, comercializável e refugo e alguns parâmetros de qualidade, nomeadamente, dureza e indíce refratrométrico. Neste trabalho é também analisada a relação entre o número de sementes viáveis dos frutos e a incidência de bitter pit. As diferentes formas de fertilização cálcica não influenciaram de forma significativa a severidade e severidade do bitter pit, o teor nutricional das folhas, a produção total (63 a 73 t ha-1), comercializável (49 a 60 t ha-1) e refugo (12 a 14 t ha-1), nem a dureza e o índice refractométrico dos frutos. Em relação ao teor em nutrientes dos frutos apenas se verificaram diferenças significativas entre as modalidades no teor de cálcio e boro, na amostragem efectuada após conservação frigorífica, observando-se maior teor de cálcio e boro na modalidade de aplicação de cálcio ao solo. Entre o número de sementes viáveis e incidência de bitter pit observou-se uma relação inversa estatisticamente significativa e com um R2 de 0,596.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Fruticultura Integrada apresentada à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/883
Aparece nas colecções:ESACB - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
PRJ_FIN_C_VEIGA.pdf8,29 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.