Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/909
Título: No cenário da escola (re)vemos a disciplina versus indisciplina escolar
Autor: Martins, Ernesto
Palavras-chave: Bullying escolar
Indisciplina
Prevenção
Disciplina na escola
Modelos educativos de intervenção
Data: 2009
Editora: Universidade Federal Fluminense. Faculdade de Educação
Citação: MARTINS, Ernesto (2009) - No cenário da escola (re) vemos a disciplina versus indisciplina escolar. Revista Querubim: revista electrónica de trabalhos científicos nas áreas de Letras, Ciências Humanas e Ciências Sociais. ISSN 1809-3264. Ano 5, vol. 1, nº 8, p. 46-55.
Resumo: Hoje em dia a violência e a indisciplina adquiriu níveis de preocupação social e para os agentes educativos. A segurança nas escolas e a promoção de relações de convivência (socialização) constituem condições essenciais para a qualidade da educação/formação e para a promoção da educação para a cidadania. O autor aborda em três pontos a temática da indisciplina escolar. Enquanto, no primeiro ponto, se refere a fenomenologia da indisciplina/violência, no contexto escolar, no segundo ponto analisa os modos de prevenção e de construção da disciplina na sala de aula. Por último, propõe um programa educativo de intervenção com estratégias e procedimentos práticos para a sala de aula.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/909
ISSN: 1809-3264
Aparece nas colecções:ESECB - Artigos em revistas com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Rev. Querubim_n_8_2009.pdf804,53 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.