Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/910
Título: Repensar processos e percursos formativos
Autor: Alveirinho, Dolores
Cardoso, Lurdes
Tomás, Helena
Palavras-chave: Educação em ciência
Primeiro Ciclo
Resolução de problemas
Educação não-formal
Data: Abr-2005
Citação: ALVEIRINHO, Dolores ; CARDOSO, Lurdes ; TOMÁS, Helena (2005) - Repensar processos e percursos formativos. In VIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Castelo Branco, 7-9 de Abril. Cenários da educação/formação: novos espaços, culturas e saberes.
Resumo: Na formação dos Educadores de Infância e dos Professores do Ensino Básico deve promover-se a reflexão crítica em torno dos saberes construídos pela Criança, quer no meio, quer na escola – novos saberes/novas culturas. Entre os objectivos dessa formação salientam-se a valorização dos aspectos multi e interculturais e o desenvolvimento, global e integrado, de conhecimentos, de capacidades, de atitudes e de valores para a Educação em Ciência que leve ao exercício de uma cidadania participativa. Em termos metodológicos destaca-se a Resolução de Problemas a partir do tema O FABRICO ARTESANAL DO PÃO. Com base em tradições locais, os futuros profissionais de Educação criam oportunidades de exploração e de descoberta dos meios físico e sócio-cultural do quotidiano da Criança. Uma prática que repense e valorize a sala de aula como espaço de encontro de aprendizagens não formais e de construção de aprendizagens formais pode contribuir para uma participação responsável e solidária na resolução de problemas ao longo da vida.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/910
Aparece nas colecções:ESECB - Comunicações em encontros científicos e técnicos

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