Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/930
Título: Produção de plantas aromáticas para obtenção de óleos essenciais e com fins condimentares: estudo de variedades e de técnicas culturais
Autor: Borges, A.E.L.
Cary, F.M.
Delgado, F.M.G.
Neto, F.
Neves, R.
Palavras-chave: Planta aromática
Fenologia
Planta condimentar
Planta medicinal
Data: 1989
Citação: BORGES, A.E.L. [et al.] (1989) - Produção de plantas aromáticas para obtenção de óleos essenciais e com fins condimentares: estudo de variedades e de técnicas culturais. In Jornadas Ibéricas de Plantas Medicinales, 1, Madrid, 12-14-Jul. - Actas. P. 105-117.
Resumo: Sendo Portugal um país extremamente rico em espécies espontâneas de carácter aromático, medicinal e condimentício, evidencia-se esta riqueza indicando os trabalhos em curso nos domínios da avaliação, da adaptação ecológica (edafo¬climática e vegetal) técnicas culturais, determinação dos rendimentos e qualidade dos óleos essenciais para eleição dos ecotipos mais adequados. As acções primordiais para tal desenvolvidas consistiram na instalação de campos de ensaio em diversas regiões do país para testagem de várias espécies a saber: salva comum, salva esclarea, tomilho, segurelha, erva cidreira, orégão e coentro. Os primeiros resultados obtidos referem-se à evolução fenológica nos vários locais em estudo. Estas observações permitem inferir as disparidades das fenofases para os referidos locais. Como objectivo último, visa-se uma sensibilização junto dos agricultores para tais culturas, como alternativa para uma melhor rentabilização das suas explorações.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/930
Aparece nas colecções:ESACB - Comunicações em encontros científicos e técnicos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
I jornadas ibericas de plantas medicinales-p.105-117.pdf2,33 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.