Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/947
Título: Orientação para o mercado no segmento hoteleiro: o caso português
Autor: Estevão, Cristina
Mainardes, Emerson
Raposo, Mario
Palavras-chave: Gestão do marketing
Orientação para o mercado
Markor
Sector hoteleiro em Portugal
Data: Dez-2009
Editora: Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo
Citação: ESTEVÃO, Cristina ; MAINARDES, Emerson ; RAPOSO, Mário (2009) - Orientação para o mercado no segmento hoteleiro: o caso português. Turismo em análise. ISSN 1984-4867. Vol. 20, nº 3, p. 446-468.
Resumo: O objectivo deste estudo foi medir o grau de orientação para o mercado dos maiores grupos hoteleiros de Portugal. Após uma breve explanação sobre a orientação para o mercado e o segmento hoteleiro em Portugal apresentou-se um estudo empírico realizado junto dos maiores 20 grupos de hotéis de Portugal, utilizando como instrumento de colecta de dados, a tradicional escala Markor (Market orientation) adaptada ao sector hoteleiro. Constatou-se nas organizações investigadas uma boa capacidade de geração de informações de mercado e resposta ao mercado. Porém os resultados obtidos com o constructo da disseminação de informações de mercado ficaram abaixo das expetactivas. Portanto, o desafio actual para as principais redes de hotéis de Portugal é propiciar a melhoria da disseminação interna das informações que os profissionais de marketing recolhem junto ao mercado.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/947
ISSN: 1984-4867
Aparece nas colecções:ESGIN - Artigos em revistas com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Orientação.pdf287,23 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.