Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/955
Título: Estratégias de desenvolvimento dos estabelecimentos hoteleiros da região de turismo da serra da estrela: aplicação da metodologia dos grupos estratégicos
Autor: Estevão, Cristina
Ferreira, João
Braga, Vítor
Palavras-chave: Estratégia
Grupos estratégicos
Estabelecimentos hoteleiros
RTSE
Data: Jul-2009
Editora: APDR (Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional)
Citação: ESTEVÃO, Cristina ; FERREIRA, João ; BRAGA, Vítor (2009) - Estratégias de desenvolvimento dos estabelecimentos hoteleiros da região de turismo da serra da estrela: aplicação da metodologia dos grupos estratégicos. In 15º Congresso da APDR. Cabo Verde, 6-11 de Julho. Actas. p. 734-759.
Resumo: A Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE) dotada de impares condições paisagísticas, de recursos naturais únicos, repleta de cultura e historia, tornou-se uma região de lazer e de recreio muito apetecida. Observando o papel estratégico crucial que a actividade hoteleira detém na região e verificada a escassez de estudos de acompanhamento do desenvolvimento da actividade, visa a presente investigação contribuir para conhecer a realidade dos estabelecimentos hoteleiros de interesse para o turismo da RTSE. Deste modo pretende-se analisar os tipos de estratégias que estão a ser adoptadas nesta região, por este tipo de empresas, e identificar a existência (ou não) de grupos de empresas que prosseguem estratégias similares – grupos estratégicos. Para alcançar tais objectivos desenvolveu-se um estudo empírico, tendo por base as informações obtidas das análises estatísticas dos questionários realizados aos directores dos estabelecimentos hoteleiros de interesse para o turismo da RTSE. A análise dos componentes principais e a análise de clusters foram utilizadas na identificação dos grupos estratégicos. Os resultados das análises efectuadas permitiram concluir que os estabelecimentos hoteleiros seguem estratégias combinadas, em vez de uma estratégia específica. Foi possível detectar ainda a existência de diferentes grupos estratégicos, no qual utilizam estratégias competitivas similares. Deste processo resultou também, que as empresas pertencentes ao sector hoteleiro à semelhança das empresas de outros sectores, consideram que a estratégia assume um papel determinante para o sucesso da sua actividade.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/955
ISBN: 978-989-96353-0-2
Aparece nas colecções:ESGIN - Comunicações em encontros científicos e técnicos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Estrategias.pdf249,97 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.