Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/960
Título: A filosofia da educação na actualidade
Autor: Martins, Ernesto
Palavras-chave: Filosofia da educação
Teoria da Educação
Epistemologia
Praxis educativa
Racionalidade filosófica
Data: Jan-1993
Editora: Departamentos de Filosofia, Fundamentos da Educação e de Princípios e Organização da Prática Pedagógica da Universidade Federal de Uberlândia
Citação: MARTINS, Ernesto (1993) - A filosofia da educação na actualidade. Educação e filosofia. ISSN 0102-6801. Vol. 7, nº 13, p. 155-178.
Resumo: Pensamos ser de algum interesse actual para os que nos dedicamos no ensino da Filosofia da Educação, formular algumas questões prévias, as quais pretendemos reflectir ao longo do texto, para entender o próprio conceito e o seu enquadramento nas Ciências do saber e principalmente das Ciências da Educação. Por exemplo, referimo-nos aos objectivos do nosso estudo: O que é a Filosofia da Educação? Quais as características que a distinguem de outros tipos de filosofias (p. ex., a Filosofia do Direito, Filosofia das Artes, Filosofia da História, Filosofia das Ciências, etc.)? Necessita a educação de uma reflexão filosófica? Será aberrante recorrer a conceitos mais ou menos abstractos da filosofia para tratar os problemas modernos da prática educativa? O que é que fornece a Filosofia, em especial a Filosofia da Educação, à prática educativa? Que limites existem, se os há, entre a Filosofia da Educação e a Teoria da Educação? Que função compete à Filosofia da Educação no contexto das Ciências da Educação? Que âmbitos educativos (formação dos professores) são prioritários dentro da actividade da Filosofia da Educação? Evidentemente estas questões apresentam-se como os objectivos desta reflexão, coincidindo tantas vezes nas próprias interrogações que fazemos no desejo de indagar e de afrontar a realidade educativa. Contudo esta abordagem, por razões compreensivas de complexidade e tempo será feita superficialmente. Aceitamos a Filosofia da Educação como racionalidade prática, considerando-a como uma estratégia racional que guia as nossas acções/processos educativos.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/960
ISSN: 0102-6801
Aparece nas colecções:ESECB - Artigos em revistas com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
EM_educ e fil_ nº 13.pdf9,63 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.