Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/968
Título: O estudo cultural da criança : contributos para uma reflexão metodológica
Autor: Morgado, Margarida
Palavras-chave: Representação da criança e da infância
Estudo cultural da criança
Subcultura jovem
Data: Dez-1999
Editora: Escola Superior de Educação de Castelo Branco
Citação: MORGADO, Margarida (1999) - O estudo cultural da criança: contributos para uma reflexão metodológica. Educare/Educere : Revista da Escola Superior de Educação de Castelo Branco. ISSN 0873-0504. Ano V, nº 7, p. 7-16.
Resumo: Partindo da análise de alguns problemas surgidos no campo da investigação dos estudos culturais sobre subculturas jovens, nomeadamente no que respeita à utilização de metodologias etnográficas, propõe-se uma reflexão sobre os limites da categoria ‘criança’ face às de ‘adolescente’ e ‘adulto’ como forma de contribuir para uma mais apurada definição metodológica do estudo cultural da criança. Este encontra-se preso à investigação, nos estudos culturais, sobre movimentos de oposição social, por via da atenção conferida às subculturas jovens, bem como aos estudos de média onde se procuram articular as experiências de recepção de crianças historicamente situadas, não se apercebendo, em nosso entender, de que toda a experiência infantil é articulada por um adulto e que o estudo cultural da criança se centra inevitavelmente na relação entre adulto e criança.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/968
ISSN: 0873-0504
Aparece nas colecções:EDUCARE/EDUCERE: Revista da Escola Superior de Educação

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
EDUCARE_7.pdf4,47 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.