Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/981
Título: Utilização da programação linear na formulação de misturas de sementes para canários (Serinus canarius), ao mínimo custo.
Autor: Rodrigues, A.M.
Vaz, E.S.R.
Palavras-chave: Alimentação
Canários
Serinus canarius
Programação linear
Mínimo custo
Data: 2011
Editora: IAAS - UTAD
Citação: Rodrigues, A.M. ; VAZ, E.S.R. (2011) - Utilização da programação linear na formulação de misturas de sementes para canários (Serinus canarius), ao mínimo custo. In Simpósio de Selvagens e Exóticos, 2, IAAS - UTAD, Vila Real, 18-19 Novembro.
Resumo: O método da programação linear pode ser utilizado para ajudar a produzir uma dieta nutricionalmente equilibrada ao mínimo custo. A função Solver das folhas de cálculo actuais está adequada àquela finalidade. Pode ser utilizada para estimar o efeito da introdução de um novo alimento ou de um suplemento alimentar, com o objectivo de melhorar a qualidade nutricional da dieta. Dá-nos uma estimativa das despesas, sempre que alteramos uma das matérias-primas utilizadas na formulação. Este trabalho surge na sequência do opoio técnico e científico que a ESACB está a prestar à empresa de “Pet Food” MESKLIFLOWER a nível da formulação de misturas para aves, lagomorfos e roedores de companhia. A utilização do método da programação linear é ilustrada através da comparação de custos de misturas para canários (Serinus canarius) que apresentam a mesma composição química mas que incluem diferentes sementes ou as mesmas sementes em diferentes proporções. As limitações da programação linear na formulação de misturas de sementes para canários e a necessidade de interpretar os seus resultados relativamente às observações de campo são discutidas.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/981
Aparece nas colecções:ESACB - Comunicações em encontros científicos e técnicos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
FINAL_Utilização da programação linear na formulação de misturas de sementes.pdf260,32 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.