Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/992
Título: Ciência, tecnologia e arte : uma actividade experimental na sala de aula
Autor: Alveirinho, Dolores
Cardoso, Lurdes
Tomás, Helena
Palavras-chave: Ciência e arte
Corrosão metálica
Reutilização de materiais
Data: Out-2006
Editora: Escola Superior de Educação de Castelo Branco
Citação: ALVEIRINHO, D. ; CARDOSO, L. ; TOMÁS, H. (2006) - Ciência, tecnologia e arte : uma actividade experimental na sala de aula. Educare/Educere : Revista da Escola Superior de Educação. ISSN 0873-0504. Ano XI, nº Especial (Out.), p. 175-181.
Resumo: A presente workshop propõe-se desenvolver um trabalho de natureza multidisciplinar, no âmbito do diálogo Ciência e Arte. Desde sempre, o conhecimento científico esteve ligado à arte de saber-fazer do artista. Na pintura rupestre, a forma dos Bisontes de Altamira é perfeitamente identificada através da cor. Leonardo da Vinci, em Ginevra de Benci (1474), deu coerência à sua pintura através da variação de luz e sombra. É também conhecido o interesse da ciência/tecnologia por questões que se predem com o suporte material das obras de arte, nomeadamente o metal. Embora os efeitos de corrosão metálica sejam, em geral, prejudiciais, nalguns casos das patinas de cobre e de outros produtos de corrosão formados em objectos ornamentais. Este aspecto levou o escultor Anthony Caro, considerado um amante da ferrugem, a deixar enferrujar naturalmente as suas esculturas, preservando-as posteriormente por envernização. Nesta workshop os participantes, através de uma actividade experimental, elaborarão quadros/pinturas a partir da oxidação de desperdícios de diferentes materiais/objectos metálicos do dia-a-dia, cujos produtos de corrosão apresentam cores diferentes. Os quadros/pinturas poderão ser aplicados no ensino básico para exploração dos conceitos de luz/cor, oxidação e de reutilização de materiais/objectos metálicos, numa perspectiva desenvolvimentalista e construtivista de conhecimentos, de atitudes e de valores ético-ambientais, visando uma futura participação mais activa do aluno enquanto cidadão.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/992
ISSN: 0873-0504
Aparece nas colecções:EDUCARE/EDUCERE: Revista da Escola Superior de Educação

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
HT_Educere.pdf2,51 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.