Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/993
Título: A corrosão metálica e o ensino da química
Autor: Tomás, Helena Margarida Luís Ramos
Palavras-chave: Corrosão metálica
Corrosão atmosférica
Ensino da química
Cobre e alumínio
DRX
FTIR
Data de Defesa: 1995
Citação: TOMÁS, Helena Margarida Luís Ramos (1995) - A corrosão metálica e o ensino da química. Coimbra : Universidade de Coimbra. Faculdade de Ciências e Tecnologia. 221 f. Dissertação de Mestrado.
Resumo: A presente dissertação versa o tema da corrosão metálica e está organizada em quatro capítulos. Após prévia consideração da importância económica da corrosão e das suas implicações técnicas e sociais (capítulo I), são apresentados, no capítulo II, os resultados de um estudo empírico realizado com o objectivo de se conhecer o que os alunos dos ensinos básico e secundário entendem por corrosão metálica. Seguidamente, no capítulo III, apresenta-se um texto sobre corrosão metálica dirigido a alunos do 12º ano de escolaridade. Este texto, que inclui leituras complementares, actividades experimentais, questões e um glossário, pretende contribuir para colmatar a ausência de literatura específica para alunos deste nível de escolaridade. O último capítulo da dissertação é inteiramente consagrado à identificação dos produtos de corrosão atmosférica do cobre e do alumínio. Após revisão bibliográfica do estado de conhecimento da corrosão atmosférica desses dois metais, apresentam-se os resultados da investigação realizada, ao nível do laboratório, com amostras expostas um, dois, três e quatro anos em três estações de ensaio portuguesas, com diferentes condições climáticas e de contaminação atmosférica. As técnicas utilizadas na identificação dos produtos de corrosão dos dois metais foram a espectrometria de absorção no infravermelho com transformada de Fourier e a difractometria de raios X.
Descrição: Tese apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra para a obtenção do Grau de Mestre em ensino da física e da química.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/993
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