Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/5286
Título: O design inclusivo e o portador de deficiência visual : a estimulação sensorial na arquitectura através da terapia Snoezelen
Autor: d'Almeida, B.G.
Gomes, C.C.
Palavras-chave: Design inclusivo
Arquitetura
Estimulação sensorial
Invisual
Snoezelen
Data: 2013
Editora: IPCB. ESART
Citação: D'ALMEIDA, B.G. ; GOMES, C.C. (2013) - O design inclusivo e o portador de deficiência visual : a estimulação sensorial na arquitectura através da terapia Snoezelen. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646-9054. N.º 11.
Resumo: Somos rodeados por arquitetura mas nem sempre a vivemos da melhor forma, nem sempre sabemos tirar o melhor partido do que nos rodeia e nem sempre o que nos rodeia é o melhor para nós nem o que nos faz mais felizes. Esta realidade é ainda maior para indivíduos portadores de deficiência. Nota-se, hoje em dia, uma crescente preocupação para que as casas, e não só os espaços comerciais e públicos, sejam acessíveis a todas as pessoas. Pensando nisto, muitos profissionais da área da Arquitectura, Engenharia e Design de Interiores, desenvolvem os seus projetos levando em conta o design universal ou inclusivo. Os princípios deste design não são exclusivos às pessoas portadoras de deficiência, a aplicação dos mesmos pode garantir, por exemplo, que uma mesma pessoa resida na mesma casa dos 0 aos 80 anos. As necessidades mudam ao longo da nossa vida. Uma casa inclusiva é por isso uma casa para toda a vida.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/5286
ISSN: 1646-9054
Versão do Editor: http://convergencias.esart.ipcb.pt
Aparece nas colecções:CONVERGÊNCIAS: Revista de Investigação e Ensino das Artes

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ALMEIDA_E_GOMES.pdf906,32 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.