Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/5363
Título: As TIC, as práticas de ensino supervisionadas, a investigação e a inovação : os blogues educativos & a segurança na internet
Autor: Gil, Henrique
Caroço, Vera
Félix, Carina
Palavras-chave: TIC
Práticas de ensino supervisionadas
Blogues educativos
Segurança na internet
Inovação
Supervised teaching praccice
Educacional blogs
Safe internet
Innovation
Data: 2015
Editora: Instituto Politécnico de Castelo Branco
Citação: GIL, Henrique ; CAROÇO, Vera ; FELIX, Carina (2015) - As TIC, as práticas de ensino supervisionadas, a investigação e a inovação : os blogues educativos & a segurança na internet. In Congresso em Educação, Pedagogia e Inovação, 1, Castelo Branco, 5-6 de junho – A inovação educativa e os desafios para a educação no século XXI : atas. Castelo Branco : Instituto Politécnico de Castelo Branco. p. 27-36
Resumo: Presentemente, em Portugal, estima-se que a utilização das TIC (Tecnologias da Informação e da Comunicação), pelos designados nativos digitais, corresponde a cerca de 98,S°/o. Considerando que os nativos digitais correspondem aos cidadãos que nasceram somente há 15 anos atrás, significa que toda a atual população escolar vive e convive rodeada de dispositivos e de ferramentas digitais no âmbito das suas rotinas diárias. Contudo, em termos gerais, não se tem verificado a mesma realidade no espaço educativo onde a presença de computadores e de uma ligação à Internet continua a ser muito escassa e incipiente. As Práticas de Ensino Supervisionadas, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1° Ciclo do Ensino Básico, têm vindo a constituir uma «janela de oportunidades» para a realização de investigações sobre a implementação das TIC no processo de ensino aprendizagem. Apesar de todos os constrangimentos, tem sido possível promover-se uma investigação que se pode considerar inovadora e exploratória pela inexistência de investigações anteriores similares. Para o efeito, é objetivo apresentarem-se os resultados de uma investigação que envolveu a utilização de blogues, no sentido destas ferramentas digitais promoverem novos contextos de aprendizagem e, ainda, com o objetivo de serem uma «ponte» que permitiu a aproximação entre a escola e a família. Um outro exemplo de investigação a apresentar diz respeito à utilização segura da Internet. Dos resultados obtidos foi possível verificar que crianças de 7/8 anos já fazem uma utilização autónoma da internet mas, em vários casos, foi possível averiguar-se que os respetivos pais não têm noção relativamente às utilizações que os seus educandos fazem no chamado ciberespaço. Em termos globais, foi possível apurar-se que as crianças aderem muito facilmente à utilização das tecnologias digitais na sala de aula, os alunos mostraram-se sempre muito envolvidos e motivados. Para terminar, é importante referir que, apesar de todas as vantagens apuradas, quer os alunos quer os pais, continuam a afirmar que a presença dos professores é fundamental e imprescindível no processo de ensino e de aprendizagem.
At present, in Portugal, it is estimated that the use of ICT (Information and Communication Technologies) by the digital natives called, corresponds to about 98.5%. Whereas digital natives correspond to citizens who were bom only 15 years ago, it means that all current school population lives and lives surrounded by digital devices and tools as part of their daily routines. However, in general cerms, in the educacional space where the presence of computers and an Internet connection is still very scarce and incipient. Supervised Teaching Practice (Master in Preschool and lst Cycle of Basic education), they have come to constitute a ‘window of opportunitv’ in order to have carried out investigations where ti lias privileged the use of ICT. Despite all the constraints, it has been possible to promote up an investigation that can be considered innovafive and exploratory by the absence of previous similar investigations. To this end, it will be presented the results of an investigation that involved the use of blogs that to provide new ways of teaching and learning, edu cacional blogs have managed Lo be a ‘bridge’ that allowed the rapprochement between the school and families. Another example of the present investigation relates to the safe use of the Internet. The results showed that children 7/8 years already do a stand-alone use of the internet but in many cases ii was possible to ascertain that the respective parents have no idea abouc the use that thefr students make the so-called cyberspace. Overall, ti vias possible tu ascertain that children adhere easily to the use of digital technoiogies in the classroom, students showed up always very involved and motivated. Finally, it should be noted that despite alI the advantages cleared either students or parents, continue co claim thac the presence of teachers is fundamental and indispensable in the process of teaching and learning.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/5363
ISBN: 978-989-8196-61-3
Aparece nas colecções:ESECB - Comunicações em encontros científicos e técnicos

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