Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/6096
Título: As variações Queer de António Ribeiro
Autor: Pepe, P.
Palavras-chave: Música
António Variações
Queer
Identidade
Salazar
Music
Identity
Data: 2013
Editora: IPCB. ESART
Citação: Pepe, P. (2013) - As variações Queer de António Ribeiro. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN : 1646 - 9054. Nº 13
Resumo: A música tem do um papel crucial na construção de identidades, durante ao longo da história. Assim como, outras formas culturais, a música desempenha uma multiplicidade de papéis que por vezes tem o poder de subverter as normas que são estipuladas pela sociedade. Neste artigo, demonstrarei de que forma é que a música foi utilizada como um mecanismo anti-repressor para criação de novas identidades queer em Portugal, depois da ditadura de Salazar, através da minha análise da Canção de Engate (1984) de António Variações.
ABSTRACT: Music has played a crucial role in building identies throughout the course of history. As well as other cultural forms, music plays a multiplicity of roles that some times has the power to subvert the rules that are laid down by society. In this article, I will demonstrate how music was used as an anti-repressor mechanism for creating new queer identies in Portugal after Salazar dictatorship, through my analysis of the song Canção de Engate (1984) by António Variações.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/6096
Versão do Editor: http://convergencias.esart.ipcb.pt
Aparece nas colecções:CONVERGÊNCIAS: Revista de Investigação e Ensino das Artes

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
As variaçoes Queer.pdf208 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.