Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10400.11/6096
Título: | As variações Queer de António Ribeiro |
Autor: | Pepe, P. |
Palavras-chave: | Música António Variações Queer Identidade Salazar Music Identity |
Data: | 2013 |
Editora: | IPCB. ESART |
Citação: | Pepe, P. (2013) - As variações Queer de António Ribeiro. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN : 1646 - 9054. Nº 13 |
Resumo: | A música tem do um papel crucial na construção de
identidades, durante ao longo da história. Assim como, outras formas
culturais, a música desempenha uma multiplicidade de papéis que por
vezes tem o poder de subverter as normas que são estipuladas pela
sociedade. Neste artigo, demonstrarei de que forma é que a música foi
utilizada como um mecanismo anti-repressor para criação de novas
identidades queer em Portugal, depois da ditadura de Salazar, através da
minha análise da Canção de Engate (1984) de António Variações. ABSTRACT: Music has played a crucial role in building identies throughout the course of history. As well as other cultural forms, music plays a multiplicity of roles that some times has the power to subvert the rules that are laid down by society. In this article, I will demonstrate how music was used as an anti-repressor mechanism for creating new queer identies in Portugal after Salazar dictatorship, through my analysis of the song Canção de Engate (1984) by António Variações. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10400.11/6096 |
Versão do Editor: | http://convergencias.esart.ipcb.pt |
Aparece nas colecções: | CONVERGÊNCIAS: Revista de Investigação e Ensino das Artes |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
As variaçoes Queer.pdf | 208 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.