Martins, Ernesto Candeias2018-11-152018-11-152018-09-15MARTINS, Ernesto (2018) - A proteção e (re)educação da criança portuguesa errante e em conflito social na história da educação social. In Teodoro, A. (coord.), O outro lado do espelho: percursos de investigação (CeiEF 2013-2017). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas/CeiEF, p. 238-247978-989-757-086-5http://hdl.handle.net/10400.11/6265O estudo aborda as percepções e as práticas (re)construídas, no contexto da história da educação social da ‘Outra Infância’ ou ‘Infâncias Outras’, na base de uma metodologia hermenêutica de análise e de argumentação histórico-descritiva. Ou seja, tratamos da representação social da infância portuguesa norteando-nos pelos seguintes objectivos: compreender as percepções inscritas nas fontes e documentos sobre a infância errante e em conflito social, no Portugal dos novecentos e séc. XX; conhecer a perceção e práticas da infância abandonada e errante naquele arco centúrio; compreender o contexto histórico social da percepção dos adultos e da sociedade em relação a essa infância errante, mendiga e desviante. Assim, partimos do enfoque sociológico e educativo, com influxos historiográficos e com argumentos das ciências médico-assistenciais e da educação, de modo a retratar as medidas, os dispositivos e os modelos de tratamento institucional no período ‘histórico’ de análise. Essa análise implica critérios de relações historiográficas e, por isso enquadra-se no ponto de vista da história da educação social, articulando-se com a história da educação e a história social da infância em Portugal, desenrolando-se à volta da infância e da juventude em situação de errância, de conflito social e de marginalização social, ou seja da ‘Outra Infância’ que não teve um percurso de normalização social e educativa.porCriança erranteOutra infânciaProteção da infânciaReeducação institucionalHistória Social da EducaçãoA proteção e (re)educação da criança portuguesa errante e em conflito social na história da educação socialbook part