Afonso, Paulo José MartinsLopes, Jéssica Dias2024-11-062024-11-062024http://hdl.handle.net/10400.11/9207Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.O estudo debruça-se sobre os conhecimentos matemáticos dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, particularmente na resolução de problemas relacionados com os com as operações aritméticas da adição e subtração. O objetivo é compreender os processos de resolução de problemas utilizados pelos alunos, enquanto analisa a capacidade de compreensão, planeamento, interação e avaliação. A metodologia utilizada foi a investigação-ação, com seis alunos do 2.º ano de escolaridade do Ensino Básico selecionados para o estudo. A recolha de dados foi realizada através da análise de conteúdo das tarefas matemáticas distribuídas aos alunos ao longo de cinco semanas e de um inquérito por questionário. A análise dos resultados revelou padrões diferenciados no desempenho dos grupos nas cinco tarefas matemáticas. Inicialmente, houve uma tendência de queda gradual nos pontos de todos os grupos, seguida de uma recuperação onde todos os grupos alcançaram a pontuação máxima. No entanto, houve uma nova queda de pontos na última tarefa. Isso sugere que os grupos têm diferentes necessidades de aprendizagem e níveis de compreensão das tarefas matemáticas. As conclusões apontam para a predominância do uso de cálculos como resposta à questão-problema, o que se relaciona com o estágio de desenvolvimento dos alunos nas Operações Concretas de Piaget, além de outros fatores evidenciados. Observa-se uma variedade de abordagens e níveis de compreensão entre os grupos da amostra, ressaltando a necessidade de promover estratégias de ensino mais eficazes na área da Matemática no Ensino Básico.Abstract: The study focuses on the mathematical knowledge of students in the 1st Cycle of Basic Education, particularly in solving problems related to arithmetic operations of addition and subtraction. The aim is to understand the problem-solving processes used by the students, while analyzing their ability to understand, plan, interact, and evaluate. The methodology used was action research, with six students from the 2nd year of Basic Education selected for the study. Data collection was carried out through content analysis of the mathematical tasks distributed to the students over five weeks and a questionnaire survey. The analysis of the results revealed differentiated patterns in the performance of the groups in the five mathematical tasks. Initially, there was a gradual downward trend in the points of all groups, followed by a recovery where all groups achieved the maximum score. However, there was a new drop in points in the last task. This suggests that the groups have different learning needs and levels of understanding of the mathematical tasks. The conclusions point to the predominance of the use of calculations as a response to the problem-question, which relates to the stage of development of the students in Piaget’s Concrete Operations, in addition to other factors evidenced. A variety of approaches and levels of understanding among the sample groups is observed, highlighting the need to promote more effective teaching strategies in the area of Mathematics in Basic Education.porMatemática1.º Ciclo do Ensino BásicoResolução de problemasOperações aritméticas da adição e subtraçãoModelo de PolyaMathematics1st Cycle of Basic EducationProblem solvingArithmetic operations of addition and subtractionPolya’s ModelPromover o desenvolvimento da capacidade de resolver problemas em alunos do 1.º CEB, em tarefas que envolvem operações aritméticas da adição e da subtraçãomaster thesis203717899