Raposo, DanielHerrera, EduardoSilva, Fernando Moreira daCosta, Joan2014-10-082014-10-082011RAPOSO, D. [et al.] (2011) - Tipografia corporativa : codificação e descodificação gráfica. In Congresso Internacional de Pesquisa em Design, 6.º, Lisboa, 10-12 outubro - Livro de atas. Lisboa : CIAUD. 1 CD-ROM.2175-0289http://hdl.handle.net/10400.11/2562Trata-­‐se de uma investigação que visa compreender como é descodificada a Identidade Visual Corporativa, com o intuito de aumentar a eficácia comunicacional do trabalho dos designers ao nível da codificação, considerando o objectivo da empresa ou marca. Com base em 15 casos de estudo e através de quatro questionários, pretende-­‐se identificar conotações gráficas de logótipos e da tipografia corporativa, atendendo aos interesses estratégicos da empresa, produto ou serviço que representam e ao mercado em que operam. O desígnio dos designers ao nível da Identidade Visual Corporativa é confrontado com a percepção pública, de modo a obter dados sobre significados conotativos e denotativos veiculados pela tipografia corporativa e o modo como têm influência na definição da Imagem Corporativa. É objectivo deste estudo, a obtenção de dados ou método de suporte e avaliação de projectos de Identidade Visual Corporativa.porTipografiaIdentidade visual corporativaDenotaçãoConotaçãoDescodificaçãoTipografia corporativa : codificação e descodificação gráficaconference object