Gil, Henrique2016-09-232016-09-232015GIL, Henrique (2015) - Educação gerontológica na contemporaneidade : a gerontagogia, as universidades de terceira idade e os nativos digitais. Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (RBCEH). ISSN 2317-6695. Vol. 12, nº 3, p. 212-233.2317-66951679-7930http://hdl.handle.net/10400.11/5382O artigo pretende apresentar uma contextualização relativa à dinâmica do processo de envelhecimento com uma reflexão acerca das suas diferentes valências. Tendo em consideração o aumento da esperança de vida, torna-se importante promover uma aprendizagem ao longo da vida ‘para’ e ‘com’ os cidadãos mais idosos. Neste âmbito, é realizada uma abordagem multidisciplinar onde se destaca a importância da gerontologia e da gerontagogia, num contexto de formação que se pretende ser mais ajustada às necessidades dos cidadãos mais idosos. Neste particular, de formação ao longo da vida, é dado um particular realce às Universidades da Terceira Idade a funcionar em Portugal, relativamente ao seu contributo educativo e, ao mesmo tempo, o seu contributo social. Atendendo ao facto de cada vez mais a presente sociedade do século XXI assentar em serviços e plataformas digitais, o artigo visa ainda promover uma reflexão crítica relativamente aos designados ‘nativos digitais’ e aos ‘imigrantes digitais’, no que respeita às respetivas competências digitais que lhes permitem exercer os seus direitos e os seus deveres como cidadãos. Neste novo contexto digital, torna-se importante incluir os cidadãos mais idosos no sentido de os capacitar para estes novos desafios proporcionando-lhes condições para que possam usufruir de um melhor e mais adequado envelhecimento.porEnvelhecimento humanoEducação gerontológicaGerontagogiaInclusão digitalUniversidades da terceira idadeEducação gerontológica na contemporaneidade : a gerontagogia, as universidades de terceira idade e os nativos digitaisjournal articlehttp://dx.doi.org/10.5335/rbceh.v12i3.6005