Ferreira, Ana Isabel NogueiraRamalhete, Eunice Jacqueline AgostinhoGil, HenriqueAlmeida, LídiaBarata, Susana2019-05-312019-05-312019FERREIRA, Ana [et al.] (2019) - As potencialidades do livro adaptado e da canção no sistema SPC em crianças com NEE : estudo piloto. In Atas do XXV Colóquio da AFIRSE Portugal, 1-3 de fevereiro de 2018 - A investigação, a formação, as políticas e as práticas em Educação : 30 anos da AFIRSE em Portugal : atas. Lisboa : AFIRSE Portugal. p. 1735-1745.978-989-8272-35-5http://hdl.handle.net/10400.11/6543O grande desafio da Escola de hoje é dar resposta às necessidades dos alunos, passando pela fusão do sistema de ensino regular e do sistema de ensino especial. Inclusão é a palavra de ordem quando ouvimos falar em educação. As tecnologias de informação e comunicação são aplicadas no sentido de melhorar a qualidade de vida de alunos com Necessidades Educativas Especiais, garantindo uma igualdade de oportunidades, que levará ao sucesso educativo. Conscientes de que a comunicação é fundamental na vida de qualquer ser, este artigo reflete uma abordagem de investigação de alunas do Mestrado do Curso de Ensino Especial no Domínio Cognitivo e Motor da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco sobre a Promoção da Comunicação Expressiva em Sujeitos com Necessidades Educativas Especiais, recorrendo a um Sistema Alternativo de Comunicação, nomeadamente o Sistema de Símbolos Pictográficos para a Comunicação. Este estudo piloto teve lugar numa parceria entre a entidade formadora e a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Castelo Branco. Neste estudo, procuramos analisar o efeito que produz a leitura de uma história adaptada no Sistema de Símbolos Pictográficos para a Comunicação e numa canção, comparada com a leitura da história analógica e avaliar a importância do livro adaptado no Sistema de Sistema de Símbolos Pictográficos para a Comunicação para a literacia de crianças de Necessidades Educativas Especiais. Pretendeu-se ainda verificar o impacto dos recursos digitais, aferindo a existência ou não de diferenças ao nível da motivação, curiosidade, compreensão por parte das crianças. Consideramos que o sistema de Símbolos Pictográficos para a Comunicação, é um suporte tecnológico que contribui para o desenvolvimento de competências comunicativas, desenvolvimento da linguagem e da literacia, minimizando as barreiras de comunicação e beneficiando as crianças com necessidades educativas especiais, com uma maior e melhor interação social.porEducativas especiaisSímbolos pictográficos para a comunicaçãoSistemas aumentativos e alternativos de comunicação.As potencialidades do livro adaptado e da canção no sistema SPC em crianças com NEE : estudo pilotojournal article