Martins, Ernesto Candeias2012-01-272012-01-272009-12MARTINS, Ernesto (2009) - As instituições de ensino superior : constrangimentos, representações, práticas. … à Beira. ISSN 1645-2976. Nº 9 (Dez.), p. 301-326.1645-2976http://hdl.handle.net/10400.11/1156O autor analisa, no novo cenário de mudança, a emergência de temas diversos de políticas e reformas do ensino superior, da avaliação da qualidade, da extensão do serviço universitário à comunidade, das relações profissionais aos novos ambientes de trabalho, etc. Destaca, em cinco pontos, o nível organizacional (estrutura das instituições com limitações), as funções (objectivos multidimensionais), o sistema de financiamento, a limitação dos recursos humanos e materiais (adaptação aos novos recursos tecnológicos), a gestão (problema da liderança forte), a avaliação do desempenho pedagógico, a avaliação institucional (avaliação interna, externa e meta-avaliação) e a qualidade de ensino, a qualificação profissional e o seu êxito profissional. Nesta análise interpretativa aborda, assim, os modelos de ensino superior no novo contexto da sociedade do conhecimento.porInstituições de ensino superiorModelos de ensino superiorEstrutura organizacionalAvaliação da qualidadePolítica universitáriaAs instituições de ensino superior : constrangimentos, representações, práticasjournal article