Neves, João Vasco MatosSilva, José Miguel Gago daPinto, Orquídea Natacha Ribeiro2016-02-172016-02-172014http://hdl.handle.net/10400.11/3178Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco do Instituto Politécnico de Castelo Branco e à Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico.Este estudo constitui uma reflexão sobre a importância do design gráfico no crescimento, diferenciação e consolidação comercial de uma empresa por via da influência da marca no comportamento do consumidor. O projeto prende-se pela valorização de um produto de produção biológica - concentrado de fruta, e tem como objetivo apresentar o design como uma estratégia de diferenciação. A produção biológica, privilegia as práticas comuns desenvolvidas para minimizar o impacto humano sobre o equilíbrio natural do meio ambiente, da biodiversidade e do bem-estar animal, com o propósito de desenvolver um modelo agrícola sustentável, que beneficie a terra e a vida que se forma nela. Assim, o objetivo do estudo é valorizar um produto de prática biológica, promovendo-o na sua singularidade. Esta proposta aborda a marca para além da sua capacidade de identificação, mas como um conjunto de características e atributos que definem uma cultura, que traduzem uma história, enfatizando a sua personalidade, os seus valores, qualidades e sensações que o produto tem a capacidade de transmitir. Neste trabalho é proposta uma estratégia para a comercialização de um produto de excelência, que se insere num mercado tradicional.Abstract: This is, mainly, a reflection on the importance of graphic design on the growth, differentiation and commercial consolidation of a company led by the influence of the brand in the consumer's behavior. This project is based on the valorization of an organic product – fruit concentrate, and its aim is to present the design as a differentiation strategy. Organic production emphasizes the common practices developed to minimize the human impact on the natural balance of the environment, biodiversity and animal wellbeing, in order to develop a sustainable agricultural model, which benefits the land and the life that grows in it. Thus, the goal of the study is to value a product of biological practice, promoting it in its singularity. This proposal addresses the brand beyond its ability to identify, but as a set of characteristics and attributes that define a culture, that translate a story, emphasizing the personality, values, qualities and feelings that the product has the ability to transmit. This work proposes a strategy for the commercialization of a product of excellence, which is part of a traditional market.porMarcaIdentidadeComunicaçãoDiferenciaçãoProdução biológicaBrandCommunication strategyBrand managementO papel do design gráfico na diferenciação e na diversificação de produtos biológicos: estudo de caso - Biofun, Produtos Biológicos do fundãomaster thesis201041200