Martins, Ernesto Candeias2011-09-202011-09-202002-01MARTINS, Ernesto (2002) - A criança abandonada: estudo histórico-educativo da Monarquia à 1ª República. Educação Unisinos. ISSN 1519-387X. Vol. 6, nº 10, p. 175-198.1519-387Xhttp://hdl.handle.net/10400.11/836Poucas são as investigações sobre questões relacionadas com a história da infância desvalida, delinquente, inadaptada, desamparada ou abandonada em Portugal, na perspectiva educativa ou sócio-pedagógica. Até agora os historiadores da educação não tiveram demasiado interesse por este colectivo marginalizado da sociedade. O nosso estudo insere-se na perspectiva histórico-educativa abordando, desde os finais do século XIX e durante a 1ª República Portuguesa (1910-1926), a criança em circunstâncias de abandono, de delinquência e de marginalidade por parte da família ou tutores e da própria sociedade.porCrianças abandonadashistória da educação em PortugalA criança abandonada: estudo histórico-educativo da Monarquia à 1ª Repúblicajournal article